É impossível falar de tecnologia sem citar o Vale do Silício. Afinal, esse é o local onde as maiores empresas globais mantêm suas bases.
Para entender sobre o futuro da inovação, é preciso estudar suas raízes. A seguir, descubra as lições que selecionamos para você:
1. O poder do networking
Não existe inovação solitária. Os empreendedores do Vale do Silício têm ciência desse fator. Por isso, grandes empresas criam espaços de convivência que são praticamente obrigatórios para que os colaboradores troquem suas ideias.
Um dos grandes inovadores do mundo, Steve Jobs, queria que seus departamentos convergissem todos para uma mesma área, onde pudessem trocar ideias enquanto tomavam um café no meio da tarde.
2. Valorização por competências profissionais e não currículos
Nas grandes empresas do Vale do Silício, você pode ser contratado para uma vaga que sequer existe. Mas por quê?
As empresas valorizam pessoas ambiciosas e com curiosidade sobre o mundo. É o que chamam de “profissionais 360 graus”. Ter conhecimento sobre diversos setores e disposição para aprender é mais valioso do que o currículo tradicional.
3. Atualize-se. SEMPRE!
O seu business vai ser ultrapassado. Atualize-se e se reinvente sempre! Há um estudo que diz que, até 2030, irão existir profissões que ainda não existem.
As organizações que querem sobreviver ao futuro com bons resultados não têm tempo a perder. Suas estratégias e ações de inovação devem começar agora.
Os primeiros fundadores do Vale do Silício saíram de suas organizações para estruturar novas empresas, acreditando em suas ideias inovadoras. “Se você quiser ser um empreendedor inovador, você necessita ter a coragem de tentar algo novo”. Se você não fizer isso, tem outra pessoa – talvez até mesmo um de seus colaboradores – que vai fazer.
4. Errou? Corrija rapidamente!
No Vale do Silício, a ideia da perfeição foi ultrapassada. Todos os empreendedores bem sucedidos no Vale têm experiências com erros em sua trajetória. Esses empreendedores, no entanto, aprenderam rapidamente com seus erros. É desse comportamento que emerge a visão do “fail fast” (falhe rapidamente).
5. Invista em usabilidade!
Pegando o gancho do item 4, como todos os planejamentos bem feitos também são passíveis de erro, a dica é estar preparado para resolvê-los. Invista em testes sempre que possível.