O armazenamento de energia é uma necessidade num cenário de demanda crescente por eletricidade. A indústria 4.0, os avanços em eletromobilidade, nosso dia a dia altamente conectado transmitindo cada vez mais dados em tempo real e com maior velocidade, exigem muito mais energia disponível. Logo, o armazenamento para reduzir custos com o consumo e estabilizar a rede elétrica é muito bem-vindo.
Atualmente, com fontes limpas, renováveis e intermitentes como as eólicas e as solares crescendo suas fatias no mercado, a tendência é aumentar o investimento em pesquisas e tecnologias de sistemas de armazenamento de energia. Esse é um movimento importante para a descarbonização, práticas de ESG e para a modernização do setor elétrico.
Mas como o armazenamento de energia pode garantir um sistema equilibrado e melhor distribuído? E qual a relação com o mercado livre de energia?
Partindo dessas perguntas, te convidamos a explorar esse tema relevante com impacto econômico e social.
Quando se usa armazenamento de energia elétrica?
Em áreas rurais e ribeirinhas, sem acesso fácil à rede elétrica, o fornecimento de energia pode ser um problema. Os sistemas de armazenamento são uma solução para este cenário, possibilitando mais flexibilidade de gerar e usar energia elétrica a qualquer momento. O mesmo acontece para suprir a intermitência na geração de energia eólica e solar.
Empresas e indústrias com o intuito de reduzir o consumo de energia nos horários de maior demanda (quando a energia é mais cara), e residências de consumidores que desejam conquistar maior autonomia da rede elétrica, também aderem a sistemas de armazenamento.
Enfim, na geração distribuída e no funcionamento do mercado livre – no qual o consumidor escolhe preço, fonte e de quem comprar energia, podendo inclusive gerar a própria – surgem novas oportunidades e inovações na área.
Principais benefícios do armazenamento de energia
O armazenamento de energia pode ser a solução para a redução dos custos e a busca por maior eficiência energética. Mundialmente, o custo dos sistemas de armazenamento está diminuindo, e o número de consumidores com armazenamento de energia próprio instalado vem crescendo rapidamente.
Entre os benefícios que o recurso do armazenamento de energia pode oferecer, destacamos:
Benefícios para o meio ambiente
A temperatura da Terra está aumentando e a descarbonização é urgente. As mudanças climáticas e a transição energética demandam a adoção de fontes renováveis em maior escala.
O armazenamento de energia flexibiliza a disponibilidade e melhora a eficiência dessa produção energética limpa e renovável, contribuindo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.
Crescimento das fontes eólica e solar
O armazenamento de energia fortalece o crescimento das fontes de energia renováveis eólica e solar, diversificando a matriz energética e contribuindo para a substituição das fontes de combustíveis fósseis.
Sistemas de armazenamento equilibram a demanda por geração de energia e, portanto, são imprescindíveis para otimizar o aproveitamento das fontes limpas e reduzir custos dos consumidores finais.
Além disso, novas tecnologias de armazenamento aumentam a competitividade e qualidade do sistema elétrico.
Demandas de regulamentação
As novas pesquisas para a incorporação de sistemas de armazenamento de energia nas redes de distribuição e seu impacto potencial no mercado podem impulsionar a redefinição de regras, de forma a tornar cada vez mais viáveis estes sistemas, garantindo segurança no fornecimento, qualidade e o crescimento econômico de áreas rurais ou de difícil acesso.
Uma regulamentação bem construída depende de estudos e análises criteriosos que considerem viabilidade técnica, econômica, riscos de instalação e operação, e impactos socio-ambientais. Pois, tem que ser bom para todas as formas de vida.
Avanço científico e tecnológico
O Brasil tem abundância de incidência solar e áreas de ventos constantes, com alto potencial de aproveitamento e, portanto, propicias para o armazenamento de energia e desenvolvimento de tecnologias nacionais.
O Lactec em conjunto com concessionárias de energia e fabricantes de componentes, vem contribuindo significativamente com metodologias, estudos teóricos e aplicados, testes de baterias e soluções técnicas para microrredes, áreas remotas e urbanas, aplicando o que há de mais moderno a nível mundial em cada área.
Também na área de mobilidade elétrica, o Lactec atua na implantação de eletrovias e eletropostos para recarga rápida de baterias de veículos elétricos e híbridos. São soluções efetivas e sustentáveis, com sério comprometimento ambiental.
Conheça mais sobre a reconhecida atuação do Lactec no mercado de energia. E para continuar informado sobre as principais novidades e tendências da área, continue em nosso blog!