A maior preocupação da área de Gestão de Pessoas do Lactec, neste período de isolamento social, tem sido a saúde física e emocional dos colaboradores, tanto de quem está em home office como dos que mantiveram o trabalho presencial. Isso motivou a empresa a promover uma série de ações voltadas ao bem-estar de seus funcionários, bolsistas e estagiários, que estão estruturadas no Programa Qualidade de Vida durante a Pandemia.
Desde o início do trabalho remoto, a empresa vem promovendo atividades, no ambiente on-line, para promover o engajamento e a motivação dos colaboradores, como as lives de alinhamento de informações com a diretoria e outras campanhas pontuais. Os gestores também têm sido frequentemente orientados sobre como manter as equipes conectadas. No último mês, essas ações foram intensificadas e procuraram atender a demandas relacionadas a eventuais desconfortos emocionais e físicos, por conta das restrições impostas pela pandemia.
“Nosso propósito é promover a interação entre as pessoas, melhorar o senso de pertencimento ao time Lactec, a produtividade e, principalmente, o ânimo nesse período tão delicado”, pontuou a diretora Administrativa Financeira, Katia Fiebich Peroni. “Sabemos que o momento pelo qual o mundo está passando trouxe, além de incertezas, mudanças bruscas nas rotinas das pessoas. Por isso, temos nos preocupado em ajudar nossos colaboradores a se adaptar da melhor forma possível ao contexto atual”, acrescentou a executiva.
Uma das ações realizadas, em junho, foi o bate-papo sobre saúde mental com o psiquiatra Victor Bregola, que passou orientações sobre como lidar com o isolamento, manter o equilíbrio emocional e saber identificar quando é necessário buscar ajuda profissional.
Na conversa com a fisioterapeuta Cláudia Wanderck, os colaboradores receberam dicas para cuidar da ergonomia no trabalho em home office e tiveram uma demonstração prática de exercícios de alongamento para evitar dores musculares por má postura e tensão. Outra medida para garantir o conforto ergonômico no trabalho remoto foi disponibilizar as cadeiras de escritório para que os funcionários pudessem levar ou recebê-las em suas casas.
As atividades junto aos colaboradores envolveram, ainda, uma aula com a especialista em mindfulness empresarial, Patrícia Thomaz, sobre como essa prática pode ajudar a lidar com o estresse e ter mais equilíbrio diário. Foram repassadas algumas técnicas básicas de meditação como as de body scan e de respiração com atenção plena.
O gerente da área de Gestão de Pessoas, Júlio Lopes, lembrou que, na empresa, foram adotadas várias medidas dentro do Protocolo de Segurança para Trabalho na Covid-19, como a medição de temperatura e disponibilização de máscaras, e os colaboradores receberam um guia com todas as orientações para o trabalho seguro. “Neste momento, nossa maior preocupação é com a segurança e a saúde física e mental dos nossos colaboradores, pois, tão importante quanto nossos serviços, é a garantia de que todos estejam bem”, afirmou.