A utilização do Big Data na construção civil tem conquistado um importante espaço nos últimos tempos. Essa é tendência já começa ganhar força, principalmente nas companhias e profissionais que desejam se manter atualizados e competitivos.
Com um papel fundamental no uso inteligente de dados, muitas empresas já começam a entender a importância do Big Data e como ele pode fazer a diferença na hora de realizar um novo projeto.
O que é Big Data?
Big Data é o termo utilizado para definir como coletar, tratar e utilizar a grande quantidade de informações geradas todos os dias. Em uma empresa isso representa algo que pode ser usado de forma estratégica na tomada de decisões e gerar um impacto positivo na produtividade.
Uso de dados na construção civil
Todo mundo na área sabe da importância de se reduzir o desperdício de recursos e de tempo em uma obra. Muitas vezes isso representa uma economia muito grande e pode fazer com que ela seja entregue muito mais rapidamente e custando menos do que se espera.
Mas não são apenas tijolos e cimentos que devem ser cuidados, há muita informação relevante que também pode ajudar na gestão de um empreendimento.
E é neste contexto que o Big Data atua na construção civil: coletando, analisando e utilizando os dados que já existem e que acabavam passando batido. Isso representa um diferencial estratégico e facilita muito a tomada de decisões no decorrer de uma obra.
Com ele, um novo mundo de alternativas se abre e é possível ir além do óbvio na hora de encontrar soluções e insights no cotidiano que acabam contribuindo para um crescimento sustentável e alinhado com as práticas mais modernas do mercado.
Benefícios do Big Data na construção civil
Para deixar ainda mais claro todas as vantagens que essa tecnologia apresenta, vamos conhecer alguns dos principais proveitos que temos ao implantar o Big Data em uma empresa do segmento da construção civil:
Redução de custos
Toda empresa sonha com a possibilidade de diminuir os recursos sem precisar perder em produtividade. Graças ao uso do Big Data, isso é possível.
Com mais informações e projetos otimizados, podemos ter ações mais rápidas e eficientes que resultam em menos desperdícios e mais lucratividade.
Identificação prévia de problemas
O velho ditado sempre nos disse que “é melhor prevenir do que remediar” e isso se tornou realidade com o Big Data na construção civil. Com uma análise correta das informações, um gerente consegue identificar e corrigir potenciais problemas antes que eles surjam e cresçam ainda mais.
Obras mais sustentáveis
Cuidar do meio ambiente pode ser muito mais fácil do que parece, principalmente com o uso dos dados que uma companhia já possui. Muitas vezes o custo de soluções sustentáveis acaba inviabilizando a utilização, por isso é preciso pensar em uma saída que seja econômica e que cuide da natureza.
O Big Data pode ajudar a diminuir o consumo de água e eletricidade durante um projeto, o que certamente irá torná-lo mais barato.
É a hora do Big Data
Se você ainda tinha dúvidas dos benefícios, tenho certeza que viu que vale muito a pena adotar esta tecnologia na sua companhia.