CONTEXTO E VISÃO GERAL
Solicitado pela Neoenergia, o projeto do Sensor Inteligente para Linhas de 69kV foi desenvolvido com recursos P&D Aneel.
https://www.tecsysbrasil.com.br/sensor-de-69-kv/
A encomenda – feita pela Neoenergia – aos engenheiros do Lactec foi o desenvolvimento de uma plataforma para a detecção de faltas de energia nas redes elétricas e que fosse capaz de identificar a localização de suas ocorrências.
Proposta e Desenvolvimento
O projeto de um Sensor Inteligente começou por volta de 2010 como um equipamento exclusivamente voltado para a detecção de faltas de energia para redes elétricas de 13,8kV (a detecção ocorria em um trecho específico e o sensor enviava a informação para a central do sistema de distribuição da companhia). Esse equipamento evoluiu para atender às redes de 34,5kV e hoje estamos entrando na fase de um sensor de 69kV.
Em paralelo, foram desenvolvidas novas funções como o controle de perdas e a detecção de possíveis furtos de energia.
Outro ganho significativo do projeto são as novas funcionalidades do servidor, como, por exemplo, a atualização remota do software de todos os sensores instalados de uma certa área.
Dessa forma, foi criada uma plataforma de servidores para concentrar os dados e facilitar o cadastramento e o monitoramento de todos os sensores de uma concessionária. E isso acabou evoluindo para a obtenção de um sistema de atualização remota do software que impacta na atualização automática de todos os sensores de um parque – uma operação similar à atualização de software de smartphones.
Numa segunda etapa do projeto, a Neoenergia e o Lactec definiram um parceiro industrial para fazer o trabalho de levar o modelo de protótipo laboratorial para o modelo industrial, tarefa que coube à Tecsys do Brasil.
ATENDENDO A DEMANDA
Antes da criação desse tipo de equipamento, levava-se em média 30 minutos para a equipe ser ativada para atuar no problema. O Sensor Inteligente baixou este tempo para cerca de 5-10 minutos para a equipe sair a campo e fazer os reparos.
Esta mudança de parâmetros deu à concessionária uma melhor avaliação do seu cliente e evita multas aplicadas pela Aneel pela qualidade e estabilidade do fornecimento de energia.
O sensor de 34,5kV foi aperfeiçoado ao longo do tempo e hoje tem muito mais funções O projeto de 69kV, além de incorporar estas novas funções, também traz novas funcionalidades que serão repassadas para a família de sensores de 34,5kV.
Posteriormente, observou-se que o sensor poderia também detectar eventos de furtos de energia, o que o tornou ainda mais importante para o sistema elétrico.
Resultados
Equipamento apresenta funções inéditas como controle de perdas, detecção de furtos de energia, atualização remota do software de sensores e plataforma de servidores para concentrar dados e facilitar cadastramento e monitoramento dos sensores de uma concessionária.