O Lactec estruturou um sistema de drive-thru, no edifício-sede da empresa, em Curitiba, para garantir a imunização de seus colaboradores contra a gripe e, ao mesmo tempo, seguir as recomendações de distanciamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus. Foram disponibilizadas 390 doses da vacina, que protege contra quatro diferentes cepas do vírus influenza (A e B), para os funcionários das cinco unidades do Lactec. Até o final da tarde desta sexta-feira (17/4), foram vacinados, ao todo, 271 colaboradores.
A campanha interna de vacinação, que acontece há 10 anos, havia sido programada para este mês de abril, antes de a direção da empresa optar pelo trabalho remoto para a segurança dos funcionários. Desde o dia 20 de março, a maior parte do contingente está em home office. Apenas os laboratórios e algumas áreas administrativas mantêm o trabalho presencial, em regime diferenciado.
Foram mobilizadas perto de 20 pessoas, entre colaboradores do Lactec das áreas de Recursos Humanos, Endomarketing e Facilities e de uma empresa terceirizada, para organizar o sistema de drive-thru para vacinação. “Quando nosso parceiro Sesi nos avisou da possibilidade de dispor das vacinas, que estão tendo uma alta demanda, rapidamente, pensamos nessa alternativa, que é inédita em nossas campanhas de imunização, inspirados no esquema de vacinação que o próprio sistema público de saúde vem adotando”, afirmou o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna.
A estrutura do edifício-sede do Lactec facilitou a logística de vacinação. Os colaboradores puderam parar o carro na entrada do prédio e receber a vacina sem precisar descer do veículo. A divisão em quatro turnos de vacinação – pela manhã e à tarde – também favoreceu a organização da campanha, ao diluir o fluxo de colaboradores ao longo do dia, evitando filas de espera.