O hidrogênio como combustível é um grande passo para a produção de energia limpa e a descarbonização da economia. No cenário atual, em que a temperatura global média já aumentou 1ºC, o uso de combustível de hidrogênio é essencial para desacelerar o aquecimento global e reduzir impactos das mudanças climáticas.
Além disso, o hidrogênio combustível tem eficiência energética similar a de combustíveis fósseis, tornando-se uma grande aposta para a transição da matriz energética.
Como gerar o combustível hidrogênio
Apesar de ser o elemento mais abundante do universo, o hidrogênio precisa ser gerado por meio de outras fontes. O hidrogênio verde é produzido por eletrólise, processo no qual as moléculas de água são separadas por meio de correntes elétricas, que operam sobre os átomos.
O hidrogênio verde é não emite gases poluentes e deve impulsionar os segmentos de energia solar e éolica, uma vez que a sua geração se associa a essas fontes renováveis. Logo, será um ponto definitivo para a modernização da matriz energética e para a descarbonização.
O combustível hidrogênio promete otimizar processos industriais e empresariais,
podendo ser utilizado em motores de carros, navios e indústrias, como as siderúrgicas, por exemplo.
Desafios do combustível de hidrogênio
O hidrogênio verde demanda grande quantidade de energia para ser gerado, fator que encarece a sua produção. Além disso, é um elemento extremamente inflamável, e requer cuidados especiais em seu armazenamento e transporte.
Em 2021, o Ministério de Minas e Energia (MME) apresentou as diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) aos membros do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Essas diretrizes incentivam a análise de uma visão mais completa quando se fala em incorporação do combustível de hidrogênio em pesquisas práticas, o que fortalece as bases científicas e tecnológicas e incentiva novos estudos. Além disso, o programa também busca incentivar a abertura e o crescimento desse mercado.
O uso de hidrogênio também compõe o Plano Nacional de Energia 2050, sendo parte também do Plano Decenal de Expansão de Energia 2031, dando continuidade ao histórico do país como uma das nações que mais utilizam energias verdes no mundo.
Quer entender a importância do hidrogênio para a economia e por que o Brasil pode se tornar uma potência mundial no mercado de hidrogênio? Baixe o nosso E-BOOK!
O Lactec na vanguarda dos estudos sobre hidrogênio energético
O Lactec atua com projetos de P&D da ANEEL, realizando pesquisas ligadas ao meio ambiente, sustentabilidade e ao setor energético nacional.
Além disso, lidera as frentes de pesquisa quanto às implementações do hidrogênio energético no país, uma das alternativas com mais perspectivas de desenvolvimento para os próximos anos.
Para conhecer melhor o Lactec e saber como podemos te ajudar em estudos sobre novas fontes de energia como o Hidrogênio, acesse o nosso site e entre em contato para uma proposta de projeto sem compromisso.
Nos siga nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!