Nunca se viu um boom tão grande de novas tecnologias, quanto agora. A frase “50 anos em 5” fez ainda mais sentido, após a chegada da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). As quarentenas e o isolamento social pressionaram as empresas pelo desenvolvimento e disponibilidade das novas tecnologias. E uma das que mais se destacou foi a realidade virtual para empresas.
Para te ajudar a entender melhor sobre essa nova era dos serviços e facilidades para empresas, produzimos esse conteúdo exclusivo. Confira!
O que é realidade virtual?
Como o próprio nome já sugere, é uma interface disponível em ambiente virtual, que simula interações do mundo real. Todos os efeitos podem e são simulados nessa realidade: sonoros, visuais e, em alguns casos, até táteis.
A proposta é reproduzir essas interações, como se elas estivessem acontecendo realmente. Ela pode ser utilizada para qualquer fim: jogos, simulações de treinamento, aulas de direção/voo, fins comerciais e muitos outros.
Porque apostar na realidade virtual nas empresas?
A realidade virtual é uma tecnologia que já vem ganhando força há um tempo. Desde os óculos de VR para filmes e jogos, até a simulação para treinar direção, por exemplo, ela não é novidade nenhuma.
Porém, com a pandemia e a necessidade de isolamento social, a demanda por essa facilidade cresceu também nas empresas. Ela não só traz vantagens nos negócios com os clientes, como pode ser usada internamente para facilitar a rotina no trabalho, especialmente com o Home Office. Confira as vantagens:
1 – Melhora a experiência do cliente e gera novas sensações
Seus consumidores não são mais os mesmos, especialmente com as gerações millenial e Z. Ambas já cresceram no meio digital, e isso é um fator fundamental na hora de escolher um produto/serviço.
As empresas que usam realidade virtual para seu negócio atraem esses clientes, e geram uma experiência única e totalmente diferente do que eles estão habituados. Alguns negócios, como o imobiliário, já usam os óculos VR para mostrar seus empreendimentos em showroom digitais.
Outro setor que está buscando essa facilidade é o varejo. Grandes marcas de vestuário estão investindo pesado na tecnologia. Uma das promessas é que o cliente vai poder ver como uma roupa/calçado vai ficar, antes de comprar, totalmente virtual!
2 – Forte aliado das estratégias de marketing e diferencial competitivo
Complementando o tópico anterior, os consumidores querem praticidade, facilidade e tecnologia. Eles buscam meios de experimentar de forma simples antes de comprar e, preferencialmente, sem precisar de muito esforço para isso.
Com a RV, suas estratégias de marketing ganham força, especialmente por oferecer esse diferencial para o seu cliente. Assim, além de conhecer o produto/serviço, ele pode experimentar sem sair de casa!
3 – Mais eficiência nos treinamentos dos seus funcionários
Como já pontuamos, a rotina da sua organização também pode ser beneficiada com a utilização da realidade virtual para empresas. Treinamentos de alto risco, como segurança do trabalho, boas práticas em atividades periculosas e como agir em situações de emergência, são exemplos da facilidade.
Seus colaboradores podem experimentar as situações em tempo real, porém, com toda a segurança e tecnologia. Assim, além de oferecer treinamentos seguros, sua empresa garante mais eficiência e fixação dos aprendizados, reduzindo riscos operacionais e de acidentes trabalhistas.
4 – Mais qualidade e otimização do design
Um dos maiores desafios no desenvolvimento de produtos, é a parte de prototipar e desenhar. Muitas vezes, essas etapas tomavam muito tempo, pois isso era algo que tinha que ser extremamente minucioso, o que eleva o custo final também.
Com a realidade virtual, esse problema começa a desaparecer. Isso porque, as equipes de design já conseguem visualizar e experimentar seus desenhos em tempo real. Isso reduz consideravelmente o tempo gasto e o dinheiro envolvido para a produção.
5 – Mais segurança para empresas de engenharia e construtoras
A realidade virtual pode ser de grande auxílio para esse tipo de segmento, podendo contribuir tanto para a visualização aprofundada de projetos quanto para instruir técnicos e funcionários da empresa quanto ao funcionamento de máquinas, estruturas e até a realização de reparos. O resultado disso é a otimização do tempo e muito mais segurança, já que grande parte dos cálculos necessários para as obras poderá ser feita por computadores, diminuindo a margem de erro.
Logo, é possível perceber o mundo de opções e vantagens que a realidade virtual para empresas pode trazer para sua empresa. Inclusive, ela é considerada uma das tecnologias que vai revolucionar o mercado e ser um grande diferencial competitivo.
Empresas que usam realidade virtual
Para se ter uma ideia do quanto essa tecnologia está movimentando o mercado, diversas empresas estão apostando nela. Abaixo, trouxemos uma lista de 7 empresas que apostam na realidade virtual para otimizar seu negócio:
1 – eBay:
Considerada uma das maiores empresas do e-commerce e precursora da modalidade, ela se juntou com uma rede de lojas australiana para inovar. Elas criaram a primeira loja de realidade virtual do mundo.
De qualquer lugar, os usuários podem usar o óculos VR com o aplicativo da eBay para experimentar e escolher mais de mil produtos da loja física da Myer.
2 – MRV:
Com o projeto My Home Experience, a empresa revolucionou o modo como se vende imóveis no Brasil. Utilizando óculos de realidade virtual, o cliente tem a possibilidade de conhecer o apartamento de seu interesse antes mesmo de ele ser construído, explorando seu espaço e podendo experimentar diversas decorações e acabamentos. O processo é simples e pode ser feito pelo próprio cliente, com auxílio do seu corretor de imóveis.
3 – Mitchell:
A empresa norte-americana usa a realidade estendida em seus softwares para reparo de carros. Através de óculos especiais, os funcionários da empresa conseguem acompanhar todas as informações para reparo dos veículos, sem a necessidade de manuais impressos. A solução também permite o contato com outros especialistas em tempo real, diretamente no veículo.
4- KLM:
A companhia aérea utiliza HoloLens para a manutenção de aeronaves, prática que reduziu o tempo necessário para os reparos de 45 minutos para apenas 3, agilizando todos os processos da empresa.
5 – iGUi
Na hora de escolher piscina, sempre tem aquela dúvida de qual o melhor modelo e tamanho, não é mesmo? Bom, a iGUi promete acabar com esse dilema, usando a realidade virtual para seus consumidores.
Com os óculos, é feita toda a simulação do projeto – desde sua construção até o resultado, mostrando como vai ficar a instalação.
6 – InVRsion
É uma startup italiana que quer revolucionar o mercado do varejo. Ela promete ajudar os negócios a entenderem melhor o posicionamento de seus produtos, jornada do cliente e estratégias de marketing. Tudo isso, sem precisar do espaço físico constituído!
7 – Walmart
Ela utiliza a realidade virtual no treinamento e capacitação de seus colaboradores. Com os óculos e fones de ouvido, os novos funcionários simulam as realidades das lojas e suas atividades, como o atendimento de multidões, sem sair da sala de treinamento. Incrível, não?
A tecnologia veio para ficar e facilitar os negócios
Assim como as demais inovações, a realidade virtual nas empresas promete inovar seu negócio. Tanto no que tange à facilidade para o cliente, quanto na capacitação de seus funcionários.
Logo, a mais importante conclusão sobre realidade virtual para empresas é que ela é a tecnologia do futuro e, em breve, todas as companhias a utilizarão em algum nível. Não fique para trás!