O desempenho dos pesquisadores do Lactec para oferecer soluções inovadoras de desenvolvimento tecnológico ao setor elétrico foi, novamente, destaque no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). Dois dos trabalhos técnicos apresentados pelo Lactec ficaram entre os melhores da 25ª edição do maior evento nacional do setor, que teve como sede a capital mineira Belo Horizonte. A cerimônia de premiação foi realizada no final da tarde dessa quarta-feira (13/11) e marcou o encerramento do seminário.
O informe técnico intitulado “Monitoramento On-Line de Chaves Seccionadoras por Sistema Não Invasivo” ficou com o 2º lugar, no Grupo de Estudo de Subestações e Equipamentos de Alta Tensão. A proposta central desse trabalho – que é vinculado a um projeto de P&D junto à Copel – foi aplicar técnicas de visão computacional embarcada e machine learning para a supervisão de subestações, permitindo melhorias operacionais e redução de custos com redes de comunicação para transporte de imagens.
Os autores do trabalho são os pesquisadores do Lactec Lourival Lippmann Júnior, Bruno Marchesi, Rafael Wagner, Amanda Canestraro e Victor Barpp Gomes, que fez a apresentação no SNPTEE. Também assinam como coautores Bogdan Tomoyuki Nassu, da UTFPR, Marcos Scremin e Vanderlei Zarnicinski, da Copel. O diretor de Desenvolvimento Tecnológico do Lactec, Hélio Padilha (2.º à direita na foto), recebeu a premiação, representando o grupo na cerimônia.
O outro trabalho premiado foi o de “Mapeamento Geográfico da Viabilidade da Implantação de Usinas Heliotérmicas CSP por Cilindro-Parabólicos nas Diversas Regiões Brasileiras”, que conquistou o 2º lugar, no Grupo de Estudo de Geração Eólica, Solar e Armazenamento. O trabalho apresenta os resultados de uma das etapas do projeto de P&D realizado junto à Companhia Energética de São Paulo (Cesp), que possibilitou a análise das múltiplas condições que afetam a construção e funcionamento de uma usina termossolar, bem como a identificação de regiões brasileiras viáveis à tecnologia, por meio de representação cartográfica.
O trabalho é assinado pelas pesquisadoras do Lactec Danielle Drago, Kristie Kaminski Kuster e Ana Paula Oening e pelo ex-bolsista da instituição Eduardo Chiarani (2.º à direita na foto), que fez a apresentação do informe técnico durante o evento. Luis Alexandre Catussi Paschoalotto, da Cesp, também assina como coautor.
Para o diretor de Operações do Lactec, Lauro Elias Neto, o reconhecimento da qualidade técnica dos trabalhos apresentados demonstra a efetividade das contribuições da pesquisa para o avanço tecnológico do setor elétrico. “Nosso esforço para propor alternativas de aprimoramento técnico e operacional em toda a cadeia produtiva do mercado de energia é condizente com as necessidades e expectativas dos players do setor. O resultado de nossa participação no SNPTEE é prova disso”, afirmou.
A 25ª edição do SNPTEE teve um total de 547 trabalhos inscritos para as sessões técnicas do seminário e do Next Generation Network Showcase (NGNS), que teve sua estreia em Belo Horizonte, abrindo espaço para jovens profissionais ligados ao setor. Os pesquisadores do Lactec tiveram participação em 14 informes técnicos apresentados.
Confira os resumos dos trabalhos técnicos do Lactec apresentados no XXV SNPTEE.