O Lactec recebeu da Copel Distribuição o troféu de “Melhor Executora em Projetos de P&D”, em um evento interno de compartilhamento de informações sobre os resultados de projetos de pesquisa da concessionária, concluídos até o ano passado. As duas empresas têm sido parceiras no desenvolvimento de técnicas, metodologias e, inclusive, produtos, que têm contribuído para a facilitação e aprimoramento das rotinas operacionais, com reflexos positivos no desempenho da distribuidora.
“Para nós do Lactec, é uma honra e um privilégio trabalhar ao lado de uma empresa, que coloca a inovação como questão estratégica e reúne profissionais comprometidos com o avanço tecnológico no setor elétrico. Não é à toa que Copel tem recebido vários prêmios pelo seu desempenho como distribuidora de energia”, afirmou o diretor de Operações do Lactec, Lauro Elias Neto, ao agradecer a homenagem. O executivo recebeu o troféu das mãos do superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel Distribuição, Julio Omori.
Durante o seminário, esta semana, foram apresentados pelos coordenadores da Copel, os resultados de 14 projetos de P&D. Ao final do evento, houve a premiação simbólica em reconhecimento ao resultado de três dos projetos de P&D apresentados. O primeiro lugar foi para o desenvolvimento de uma metodologia para manutenção em linha viva em redes compactas de 34,5 kV, executado pelo Lactec.
O projeto de um capacete com sensor de proximidade de campo elétrico – executado pela FEERGS com a parceria do Lactec – ficou com a segunda colocação. O desenvolvimento desse produto rendeu à Copel sua primeira patente internacional. O terceiro melhor projeto, também do Lactec, foi o da pesquisa que resultou em uma metodologia e sistemática para quantificação da vida útil de medidores eletrônicos de energia elétrica, por meio de ensaios simplificados de envelhecimento acelerado.
Segundo informações da Copel, além do intercâmbio de experiências, a proposta do seminário, que deverá ter uma próxima edição no primeiro semestre de 2020, é levantar possíveis rotas de continuidade para os projetos e avançar na cadeia de inovação.