O isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus trouxe para o Lactec o desafio de se adaptar, em um curtíssimo espaço de tempo, ao trabalho remoto. Desde o dia 20 de março, cerca de 80% dos colaboradores da empresa passaram a desenvolver suas atividades em home office, ficando o trabalho presencial restrito a alguns laboratórios e áreas administrativas, ainda assim, em turnos reduzidos e em sistema de rodízio. Essa experiência inusitada e o aprendizado que vem sendo construído, no contexto atual, foram compartilhados pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, com outras empresas associadas da Amcham Brasil, em um bate-papo on-line, promovido pelo Grupo de Benchmark da instituição, no final da tarde dessa terça-feira (14/4).
Vianna pontuou as ações que precisaram ser tomadas, de forma imediata, para viabilizar a manutenção das atividades do Lactec, mas, principalmente, garantir a segurança dos colaboradores das cinco unidades de Curitiba e da Unidade Nordeste, em Salvador (BA). O executivo destacou que o trabalho remoto, apesar de não fazer parte da cultura da empresa, foi facilitado por conta de ferramentas tecnológicas que o Lactec já dispunha e que permitem reuniões on-line e o compartilhamento e armazenamento de informações em nuvem, viabilizando a comunicação e interação entre as equipes das diversas áreas da empresa.
O Lactec, lembrou Vianna, já havia instituído um comitê de crise para acompanhar, diariamente, os desdobramentos da pandemia e discutir alternativas para a adesão às recomendações das autoridades de saúde quanto ao isolamento social. Essas iniciativas também contribuíram para a agilidade na adoção do trabalho remoto. As campanhas desenvolvidas pelo endomarketing, buscando uma comunicação assertiva com os colaboradores, também têm sido fundamentais para o engajamento e comprometimento do time na superação dos atuais desafios.
O diretor de Tecnologia da KPMG, Leandro Johann, e o diretor executivo da TOTVS, Márcio Viana, também participaram do painel “Aprendendo com o home office: tendências do futuro que viraram presente”, promovido pela Amcham Curitiba. Ambos destacaram o papel da tecnologia como aliada indispensável para viabilizar o trabalho remoto, como a digitalização das comunicações, sistemas de armazenamento de dados em nuvem e segurança cibernética – temas que também fazem parte do dia a dia do Lactec, pois estão entre as linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação realizadas pela empresa.
“Devemos, em primeiro lugar, pensar e investir em nossos recursos humanos, pois de nada adianta termos tecnologias robustas se não tivermos pessoas capazes de se adaptar a essas transformações, às novas culturas”, afirmou Vianna, ao encerrar sua participação no evento.