A agenda de transição energética tem intensificado as discussões sobre a necessidade de diversificar a matriz elétrica brasileira, a partir da expansão de fontes limpas, como a eólica e a solar, e a inserção de novas alternativas renováveis, como o hidrogênio. Essas premissas nortearam o debate ocorrido nessa quarta-feira (17/11), durante a terceira edição do Indústria Xperience, envolvendo o Lactec, a fabricante de turbinas eólicas Siemens-Gamesa e a BlueSol, fornecedora de produtos e serviços de energia solar fotovoltaica.
O gerente da área Comercial do Lactec, engenheiro eletricista Alexandre Caliari, que representou a empresa no evento, destacou como a pesquisa tecnológica e a inovação vêm criando condições para que as novas fontes de energia renovável sejam melhor aproveitadas sob a perspectiva de desempenho operacional e eficiência e, também, no aspecto da sustentabilidade socioambiental.
Caliari lembrou que, antes mesmo da explosão do mercado eólico, o Lactec já havia realizado estudos para identificação do potencial dos ventos e, agora, parte para um novo desafio que é o de nacionalizar soluções para possibilitar o avanço da geração eólica offshore. O executivo adiantou que já há projeto em andamento, sob coordenação do Lactec, para avaliar a viabilidade de parques marítimos, principalmente, em relação ao aspecto construtivo.
Na área de geração solar fotovoltaica, mercado que está em franca expansão, Caliari falou sobre algumas das frentes de pesquisa e desenvolvimento (P&D) realizadas pelo Lactec, citando como exemplo o projeto de universalização do acesso à energia em regiões isoladas do Pantanal. Com base nesses estudos, estão sendo implantados pela Energisa – concessionária que atende a região – sistemas de microgeração solar e de armazenamento, que irão atender a mais de 2 mil famílias de áreas rurais e ribeirinhas.
O executivo revelou, ainda, que o Lactec já está estruturando uma carteira de projetos para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio, que promete ser a nova fronteira energética para a descarbonização da economia em âmbito global.
O evento Indústria Xperience é uma iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), promovido pelo grupo InformaMarkets.