O diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Lauro Elias Neto, foi um dos convidados do evento on-line promovido pelo braço latino-americano do Utilities Telecom & Technology Council (UTCAL) para debater a Modernização e Digitalização das Utilities, na tarde dessa quarta-feira (16/9). Foi consenso entre os painelistas que essa transformação, que vem sendo percebida, em especial, pelas utilities do setor elétrico, atende à agenda global de transição energética e pode favorecer a criação de novos modelos de negócio.
Além da economia de baixo carbono, Elias Neto pontuou outros fatores, que devem potencializar o processo de digitalização no setor de energia. Uma das motivações é a necessidade de melhorar a gestão dos recursos energéticos distribuídos e da geração centralizada por fontes intermitentes (solar e eólica). Outros aspectos citados foram o acesso a novas tecnologias (inteligência artificial, 5G, machine learning, blockchain) e o cenário regulatório favorável, considerando a própria agenda de modernização do setor elétrico, que prevê, entre outras diretrizes, a ampliação do mercado livre de energia.
O executivo lembrou que as utilities já vinham trabalhando nesse processo de digitalização, mas com o olhar mais voltado às questões operacionais, de manutenção e de redução de custos. No entanto, as transformações vividas pelo setor nos últimos anos e a tendência de ingresso de soluções baseadas na chamada “economia de plataformas” instigam as empresas a vislumbrar novas perspectivas. “A digitalização do setor elétrico está migrando para esse outro olhar, que é o de novos modelos de negócios, novas fontes de receita, e o empoderamento do consumidor no centro de tudo”, afirmou.
Elias Neto apresentou alguns projetos do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordenados pelo Lactec, na área de redes inteligentes, microrredes, sistemas de armazenamento de energia, mobilidade elétrica e segurança cibernética, que exemplificam o alinhamento das empresas de energia com o movimento de digitalização. “As utilities estão trabalhando para continuar sendo protagonistas nesse mercado. Nós estamos prontos para assumir a liderança desse processo de digitalização”, destacou o executivo.
O diretor do Lactec participou do debate junto da chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios da Secretaria-Executiva do Ministério de Minas e Energia, Agnes Maria de Aragão da Costa, do superintendente de Smart Grids da Neoenergia, Heron Fontana, do consultor do CPqD, Luiz Rolim, do engenheiro de Desenvolvimento de Sistemas da Fitec, Leonardo Henrique de Melo Leite, e do Desenvolvedor de Negócios da SiDi, Paulo Silas Fernandes.