Os pesquisadores do Lactec Luiz Carlos Daemme, da área de Ensaios em Motores e Veículos, e Renato Penteado Neto, da área de Sistemas Mecânicos, conquistaram o prêmio de Melhor Trabalho Técnico na edição 2019 do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), principal evento da área automotiva nacional, pelo artigo “Impacto nas emissões reguladas e não reguladas na regeneração de um filtro de partículas (DPF) em veículo comercial leve do ciclo diesel”. A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (23/10), em São Paulo.
O propósito do trabalho foi apresentar as alterações nas emissões de um veículo comercial leve do ciclo diesel, durante a regeneração de um sistema DPF (filtro de partículas), simulando em um dinamômetro a utilização em percursos urbanos. O artigo teve a coautoria dos pesquisadores Marcelo Risso Errera, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sergio Machado Correa e Fatima Maria Zanon Zotin, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O tema proposto pelos pesquisadores do Lactec é bastante aderente às atuais preocupações quanto à mitigação no impacto das emissões veiculares sobre as mudanças climáticas e o movimento mundial pela economia de baixo carbono. Segundo os pesquisadores, desde a instituição do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proncove), em 1986, os critérios para as emissões veiculares vêm se tornando mais restritivos no Brasil, obrigando a indústria automotiva a adotar novas tecnologias de motores, softwares de controle e sistemas de pós-tratamento, como é o caso do uso de filtros de partículas (DPF). Daí a importância de avaliar a eficiência dessas tecnologias.
O pesquisador Daemme foi coautor de outro trabalho apresentado no Simea 2019 – Speciated hydrocarbon analysis in exhaust emissions of flex fuel vehicles -, que mereceu uma Menção Honrosa. Também assinam o artigo: Graciela Arbilla, Cleyton Martins da Silva e Bruno Siciliano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Caffaro Vicentini e Luciana Neves Loureiro, Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, e José Claudino Almeida, Serviço Nacional da Indústria (Senai).
O LACTEC participou do evento com a apresentação de mais um trabalho, intitulado: Impacto da redução do teor de enxofre da gasolina S800 para S50 nas emissões da frota brasileira
Confira o artigo ganhador do Prêmio de Melhor Trabalho Técnico e todos os 60 trabalhos apresentados durante o seminário no site.