O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) apresentou os vencedores da edição 2022 do Prêmio IEL de Estágio nesta quarta-feira, 26, em evento híbrido. O Paraná teve finalistas nas categorias Projeto Inovador (empresas de médio e grande porte), Empresa Inovadora e Educação Inovadora.
O projeto paranaense “Sistema para detecção de vazamento de água”, desenvolvido pelo estagiário Diego Siedel Bertolini no Lactec, foi o grande campeão na categoria Projeto Inovador para empresa de médio porte. Entre os finalistas, estavam projetos da Bahia, Ceará, Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
“Estou muito feliz por representar o nosso Paraná e o Lactec nessa iniciativa fantástica do IEL. Agradeço muito a todos envolvidos nesse prêmio”, diz Diego. Para ele, projetos como os participantes do Prêmio IEL de Estágio tornam o Brasil um país melhor.
“A minha intenção não é parar por aqui. Creio que esse prêmio veio para me fortalecer na verdade e fazer com que eu possa alcançar conquistas ainda maiores que tragam mudanças significativas na vida das pessoas.” complementa Diego.
O pesquisador Lourival Lippmann Jr também comenta: “O Diego é fora da curva, excelente estagiário. E o Lactec deu oportunidade, dá oportunidade a todos os estagiários que gostam de inovação e é o caso do Diego. Ele pegou um grande desafio e chegou ao primeiro lugar nacional do IEL. Parabéns, Diego!”
Sobre o projeto:
Para contextualizar o projeto, Diego elenca pontos importantes, como a escassez de chuvas, níveis baixos nos reservatórios, necessidade de racionamentos e mudança de hábitos. “As maiores perdas de água são encontradas com mais frequência nas redes de distribuição e fazer o devido controle, por meio da gestão de perdas, é um grande desafio”, diz o estagiário.
Ao desenvolver o projeto premiado, Diego possibilitou que o Lactec amplie o portfólio para conseguir mais uma execução de projeto. “Com esse projeto, além de se fortalecer como uma empresa ESG (com valores Ambientais, Sociais e de Governança), o Lactec ainda colabora para o crescimento sustentável. A visibilidade da empresa aumenta, trazendo chances de fechar ainda mais projetos.”