O gerente da área de Inovação e Novos Negócios do Lactec e coordenador da Unidade de Eletrônica Embarcada da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Jefferson Chapieski, participou nessa quarta-feira (18/11) como um dos painelistas convidados para apresentar e debater projetos de P&D para Mobilidade e Logística relacionados ao Rota 2030 – programa que tem por objetivo o desenvolvimento do setor automotivo. O evento on-line foi promovido pela Embrapii, em programação paralela ao Encontro Nacional da Indústria – Enai 2020.
Chapieski relatou que, atualmente, há três projetos do Programa Rota 2030 – Embrapii em desenvolvimento. O primeiro deles realizado pelo Lactec para a Bosch, lembrou ele, foi de uma central de comando e controle para motor a diesel de pequeno porte – compacta e de baixo custo. “A grande novidade nesse projeto foi o sistema de comunicação bluetooth, em que o usuário ou pessoal de manutenção pode verificar o desempenho do motor, por meio de aplicativo de celular, por exemplo”, explicou.
Um dos principais aspectos que o Rota 2030 procura estimular no setor automotivo é o aumento da eficiência energética dos veículos. No entanto, há um limite tecnológico para eficientização dos motores a combustão, apontou Chapieski. Por isso, ele projeta que, no médio e longo prazos, as pesquisas estarão mais voltadas ao desenvolvimento tecnológico da eletrificação da mobilidade. Já há várias iniciativas nesse sentido, nas quais o Lactec participa, especialmente voltadas a sistemas de monitoramento de baterias e recarga de veículos elétricos, lembrou o gerente.
O painel foi moderado pelo especialista da Embrapii, Marcos Simonetti, e contou com a presença de representantes da indústria e de outros centros de pesquisa.