Executivos debatem perspectivas de expansão das energias renováveis
23 de junho de 2022
O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, foi o moderador de um dos painéis do Infra Sul GRI, evento que reuniu nesta quinta-feira (23/6), na capital gaúcha Porto Alegre, empresários do setor de infraestrutura, concessionárias de energia e saneamento, investidores e representantes do poder público e de agências reguladoras. O debate se pautou nas perspectivas de expansão de fontes renováveis na matriz elétrica brasileira, a partir da seguinte reflexão: “Energia Renovável: Ventos favoráveis para o aumento da capacidade instalada?”.
Vianna lembrou que o Rio Grande do Sul já demonstrou seu potencial para geração eólica onshore. Tanto que é o quinto maior produtor do país, com mais de 1,8 gigawatts (GW) de potência instalada, segundo dados Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A tendência é que o estado se destaque também na geração eólica offshore – tecnologia que deve ganhar espaço no mercado brasileiro nos próximos anos. O último dado disponibilizado pelo Ibama apontava que o litoral gaúcho reúne 17 dos projetos em processo de licenciamento, que somam 44,7 GW de potência instalada de um total de 133,3 GW.
Um dos pontos altos da discussão, relatou Vianna, foi a importância de se diversificar a matriz elétrica, considerando a vocação de cada região para as diferentes fontes renováveis. “Cada estado tem um ativo com melhor desempenho para a geração de energia. Assim como o Nordeste tem um grande potencial para a geração solar, o extremo Sul se destaca na geração eólica”, opinou o executivo.
Os dados de Sensoriamento Remoto (SR) são úteis para estudos e levantamentos de recursos naturais, agricultura, planejamento urbano, entre outros. A LACTEC oferece uma variedade de imagens de sensoriamento remoto, são elas: imagens orbitais, imagens ou mapeamento a partir de drones ou vants. Deseja saber mais? Entre em contato.
O Lactec desenvolve realidade virtual e aumentada com o objetivo de tornar a experiência de compra, em treinamentos e em sala de aulas mais interessantes. Na realidade virtual criação de modelagem de equipamentos e inserção em ambiente de simulação e passeios virtuais (tour 360º). Na realidade aumentada, a criação de catálogos interativos e suporte para ações de marketing e design de produtos. Na Modelagem Tridimensional usa-se o perfilamento a laser que permite a reconstrução matemática de objetos, equipamentos, edificações e plantas industriais. Ainda é possível criar uma simulação de rompimento de barragens. Deseja saber mais? Entre em contato.
Nesta área oferecemos levantamento Topográficos e Geodésicos para fins de obras de engenharia, regularização fundiária, apoio terrestre e outras aplicações. Levantamento Batimétrico que mapeia de forma precisa fundos de massas d'água para suporte a empreendimentos hidrelétricos, hidrovias e outros, instalações subaquáticas e recuperação de assoreamento. Perfilamento a Laser Terrestre o método mais empregado para para servir a estudos de modelagem tridimensional de edificações e reconstrução de projetos. Deseja saber mais? Entre em contato.
O Lactec desenvolve sistemas de informação geográfica que podem integrar com outros sistemas de gestão. Além disso, oferecemos soluções baseadas em inteligência geográfica associada a sistemas inteligência espacial, big data, técnicas de machine learning, AI, gerando ferramentas de gestão integrada.