Sem água, não há vida. A água é um recurso essencial para a funcionalidade da Terra. Certamente, você terá lido em algum lugar que dois terços do nosso planeta azul é coberto por água.
Os oceanos regulam o clima, absorvem CO2 e abrigam uma infinidade de espécies. Assim como os rios, geram energia e permitem a sobrevivência de todos os seres vivos. Foi ao lado do curso das águas que nasceram povoados.
Quando falamos de água, falamos sobre humanidade, florestas, fauna e devemos lembrar sua importância para o desenvolvimento aliado à tecnologia e inovação. A seguir, trazemos algumas funções da água, praticamente o sangue azul que corre pelo nosso planeta. Confira!
Geração de energia
A água é um recurso renovável e a base da matriz energética brasileira. A energia hidrelétrica tem 58% de participação, dominando a geração de eletricidade no país.
Os rios de planalto favoreceram a instalação de usinas, mas a força das ondas e a movimentação das marés também geram energia.
A energia das marés é a energia maremotriz, gerada por meio das mudanças do nível do oceano. Na maré alta, a água captada é represada em diques para ser liberada nos períodos de maré baixa, ativando turbinas e gerando energia.
Já a energia ondomotriz aproveita o movimento das ondas do mar para gerar energia.
O Brasil tem aproximadamente oito mil quilômetros de costa litorânea e grande potencial para geração de energia limpa e renovável a partir da força das ondas.
O Lactec, um dos maiores centros privados de pesquisa, tecnologia e inovação do país, em parceria com a Hidrobombas Engenharia e a GPE – Global Participações em Energia, desenvolve o projeto GEO – Geração de Energia Ondomotriz, realizado no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica.
Saiba mais sobre esse projeto inovador.
Sumidouro de carbono
Estudos indicam que 25% a 30% do CO2 emitido no planeta é reabsorvido pelos oceanos por meio de plânctons, corais, peixes, algas e bactérias.
Oceanos são sumidouros naturais de carbono. Assim como solos e florestas, atuam absorvendo e capturando o dióxido de carbono (CO2) da atmosfera, como grandes sequestradores.
Mas o aquecimento global e, consequentemente, o aumento da temperatura das águas, afeta esse sumidouro, que se torna mais ácido e passa a desequilibrar ecossistemas.
Produção de alimentos
A água nutre a terra e é essencial para a produção de alimentos, seja de origem animal ou vegetal. Quando há falta de chuvas, isso se torna evidente nos noticiários. Basta lembrar da escassez na produção e a escalada de preços nas gôndolas dos mercados
A crise hídrica tem relação direta com a segurança alimentar. E ao contrário do que parece, a água é um recurso natural finito. Somente 3% da água disponível no planeta é potável.
Com as mudanças climáticas e os impactos da ação humana no meio ambiente, a disponibilidade desse recurso é cada vez mais prejudicada.
Por isso, ações de conservação, restauração e recuperação de nascentes são primordiais. São as nascentes que alimentam rios e lagos e garantem o abastecimento das cidades, a vida de ecossistemas e a produção de alimentos em períodos de estiagem.
Uso responsável da água
Usar água com responsabilidade e consciência diz respeito a todos. Do agronegócio aos serviços de energia, da mineração às atividades domésticas, cada um em sua proporção, deve fazer sua gestão hídrica.
É necessário conscientizar comunidades, despoluir os rios, proteger aquíferos e adotar maneiras de economizar água no dia a dia, em casa e nas empresas.
O Lactec faz reuso da água nos modelos reduzidos de hidráulica, ou seja, nos laboratórios que realizam estudos para a avaliação do desempenho hidráulico e arranjos de hidrelétricas.
“A água que utilizamos nos modelos reduzidos é bombeada em um circuito fechado dentro do laboratório. Esse circuito é alimentado por uma cisterna com volume de 1.500 m³, na qual a água é bombeada para um reservatório elevado, passa pelos modelos e retorna à cisterna por gravidade”, diz Paulo Henrique Cabral Dettmer, pesquisador do Lactec.
Ele explica que para tornar esse processo mais sustentável, desde 2014 foram instaladas calhas dos dois lados do galpão de modelos reduzidos para captar água da chuva.
“Captamos aproximadamente 5.600m³ todo ano, o suficiente para encher nossa cisterna mais de três vezes. O reuso de água pluvial foi uma solução com custo baixíssimo e altamente sustentável. Além disso, geramos economia financeira para a empresa e não paralisamos os projetos por falta d’água”, completa Paulo.
O Lactec tem compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotando sólidas praticas como reuso da água, eficiência energética, programas de melhoria de qualidade de vida e ações para garantir condutas éticas. Baixe o ebook ESG do Lactec.