As experiências do Lactec em práticas de gestão de pessoas adotadas durante a pandemia e as lições aprendidas, que servirão de referência para ações futuras, foram apresentadas pelo presidente da empresa, Luiz Fernando Vianna, durante evento on-line promovido pela Amcham Brasil, na manhã desta terça-feira (7/7), com a participação de aproximadamente 100 pessoas. O executivo participou do painel “Gestão de pessoas no pós-covid: estruturando as organizações para um novo momento do ambiente de negócios” ao lado da head em Desenvolvimento de Pessoas da Propósito/Transearch, Melissa Lirmann. O evento foi mediado por Henrique Santos de Albuquerque, da Amcham Curitiba.
Vianna lembrou que, assim como muitas outras empresas, o Lactec precisou se adaptar, de maneira muito ágil, ao trabalho remoto e atribuiu o sucesso dessa iniciativa a dois fatores: as ferramentas tecnológicas que a empresa já dispunha e, principalmente, o engajamento das pessoas. Isso porque ele entende que os rearranjos organizacionais no mundo corporativo normalmente implicam em mudanças culturais, que requerem longos períodos de adaptação. No entanto, a pandemia exigiu uma transformação repentina, que foi bem aceita. “Nosso time do Lactec, que sempre foi muito unido, aceitou as mudanças e fez as coisas acontecerem. Isso fez muita diferença”, afirmou Vianna.
Uma das principais preocupações do Lactec, segundo relatou Vianna, foi assegurar uma comunicação assertiva com os colaboradores, manter a conexão entre as equipes das diferentes áreas da empresa e reforçar o senso de pertencimento e de comprometimento com o “Projeto Lactec”. Para isso, desde o início do trabalho remoto, que abrange cerca de 85% do quadro de pessoas, foram realizadas diversas ações, como as mensagens do presidente gravadas em vídeo e as lives com a participação de todos os diretores para alinhamento de informações sobre o desempenho da empresa.
Vianna também citou as iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores, como os bate-papos virtuais com profissionais da área da saúde para orientações sobre saúde mental no período de isolamento social, ergonomia no trabalho em home office e técnicas para manter a concentração no trabalho. A realização da versão on-line do Café com o Presidente e as reuniões mais descontraídas com os gerentes também foram mencionadas como práticas para manter o engajamento e motivação do time.
Legado
Durante o evento da Amcham, o presidente do Lactec revelou que o trabalho remoto será mantido pela empresa no pós-pandemia. Para definir um formato que seja adequado às peculiaridades da organização, foi realizada uma pesquisa com os gestores e funcionários. O modelo a ser adotado ainda está em estudo, mas já se definiu que será híbrido: parte da jornada em home office e parte na empresa, à exceção de algumas áreas em que o trabalho presencial é imprescindível.
“O que fica de grande aprendizado é a capacidade que precisamos ter de estarmos dispostos a mudanças culturais e, também, o espírito de colaboração, não só dentro da empresa, mas na sociedade como um todo”, concluiu Vianna.