Em janeiro de 2023, no Ceará, foi lançada a primeira molécula de hidrogênio verde (H2V) produzida no Brasil. Um marco histórico para a transição energética do país, com grandes expectativas para diversos setores: elétrico, industrial, ambiental, econômico e social.
O combustível do futuro, também chamado de diamante verde do desenvolvimento sustentável, é, sem dúvidas, aliado essencial no combate às mudanças climáticas e descarbonização global. Portanto, grandes players investem e aceleram para tornar realidade suas plantas de produção de hidrogênio verde.
A Agência Internacional de Energia Renovável aponta que o consumo de hidrogênio verde pelo grupo dos países mais industrializados do mundo pode crescer entre quatro e sete vezes até 2050.
No Brasil, a fabricante de fertilizantes Unigel anunciou que vai inaugurar a primeira fábrica brasileira de hidrogênio até o final de 2023, em Camaçari, na Bahia. A expectativa é de que a planta fabril seja a maior do mundo.
O que é hidrogênio verde
O hidrogênio é um gás incolor, insípido, inflamável e inodoro. É o elemento químico mais abundante do universo e precisa de uma fonte de energia para ser produzido. Essa fonte pode ser renovável ou não renovável.
O hidrogênio verde leva esse nome porque é obtido a partir da água e de fontes renováveis, como eólica e solar fotovoltaica. Por meio de eletrólise, a molécula de hidrogênio se separa da molécula de oxigênio.
O maior benefício do hidrogênio verde é ser produzido sem emissão de CO2. É carbono zero, ao contrário do hidrogênio azul, obtido a partir da queima de combustíveis fósseis, como gás natural e carvão mineral, seguido da captura e do armazenamento de carbono emitido no processo.
Existem hidrogênios cinza, azul e verde, mas você sabe a principal diferença entre eles? Confira!
Produção de H2V no Brasil
Como já falamos, a produção de hidrogênio verde se dá por meio de um processo químico conhecido como eletrólise.
Entre os desafios para a indústria e pesquisadores, está o desenvolvimento de tecnologias de alta eficiência para eletrolisadores e equipamentos de armazenamento.
Entenda o passo a passo para a produção de hidrogênio verde.
- A energia do hidrogênio verde vem de fontes renováveis: solar fotovoltaica ou eólica.
- O eletrolisador é abastecido com água (H2O) e alimentado com energia limpa.
- Durante o processo de eletrólise, há a separação das moléculas de hidrogênio (H) e oxigênio (O).
- O hidrogênio que foi gerado, é armazenado na forma líquida ou gasosa em tanques ou cilindros.
- Após o processo, o combustível está pronto para ser utilizado. Produzindo energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.
Aplicações do combustível do futuro
O hidrogênio verde possui aplicação em diversos setores como energia, transporte, saúde e indústria, de fabricação de alimentos a fertilizantes, podendo ser aplicado como substituto de produtos que têm alta intensidade de carbono, como gasolina, por exemplo.
Também pode ser utilizado como vetor energético, acumulando energia renovável produzida em períodos de alta produção e baixa demanda de energia elétrica.
Hidrogênio verde no Brasil
Há indicativos de que o Brasil poderá produzir o H2 verde mais barato do mundo e se tornar um importante exportador. O país conta com uma grande disponibilidade de fontes renováveis (eólica, solar e hidrelétrica) para realizar eletrólise.
O Lactec, um dos maiores centros de inovação e tecnologia do país, atua na vanguarda das demandas tecnológicas do mercado de hidrogênio.
“Além do desenvolvimento tecnológico, podemos contribuir com subsídios técnicos para a regulação da inserção do hidrogênio como um ativo também do setor de energia. Os ganhos são bem representativos principalmente em dois aspectos: despacho e modularidade. A inserção do hidrogênio na matriz poderá assegurar um melhor equilíbrio para o sistema elétrico nacional, que tem a grande vantagem de ser quase que integralmente interligado”, comenta Carlos Eduardo Ribas, diretor comercial do Lactec.
Além de atuar fortemente no mercado de energia, com ênfase em fontes renováveis e modernização do setor elétrico, o Lactec oferece consultoria especializada em diversos segmentos de meio ambiente, indústria, conectividade e mobilidade elétrica.
Para ler mais conteúdos, visite nosso blog!