O edital, lançado em 2016 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Innovate UK, agência de inovação do Reino Unido, convocou companhias dos dois países a apresentarem projetos conjuntos de P&D nas áreas de smart cities e energia renováveis.
Nesse modelo de cooperação internacional, cada país financia suas respectivas empresas no desenvolvimento de novos produtos, processos ou serviços com aplicação de mercado. No Brasil, as empresas poderão contar com financiamentos diretos e indiretos do BNDES, além da subvenção, por meio de recursos não-reembolsáveis, da Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii), da qual os Institutos Lactec são unidade credenciada.
Os sete projetos selecionados são para desenvolvimento de tecnologias nas áreas de internet das coisas, big data, machine learning, smart grids, tecnologias de gerenciamento de tráfego e mobilidade urbana, soluções em energias limpas e infraestrutura de água e esgoto.
Eles envolvem investimentos totais de R$ 22 milhões, sendo que R$ 8 milhões são referentes à contrapartida das empresas. Além dos Institutos Lactec, participarão do desenvolvimento dos projetos as unidades Embrapii Senai Cimatec, CPqD, Certi e Tecgraf e o Polo Embrapii Instituto Federal do Espírito Santo.
Saiba mais sobre o programa de cooperação: www.cooperacaointernacional.mdic.gov.br