Os Institutos Lactec e a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) acabam de lançar a primeira edição de um livro sobre o uso da técnica de emissão acústica no monitoramento de materiais e equipamentos. A obra tem o objetivo de tornar mais difundido o uso do método, ainda limitado no Brasil.
A técnica consiste na utilização de emissões acústicas de alta frequência para identificar falhas em equipamentos, apontando a eventual necessidade de intervenção preventiva. Nessa abordagem, um software monitora, a partir de sensores, as ondas elásticas emitidas por equipamentos. Mudanças nos sinais sugerem alterações físicas e, considerada a posição dos sensores que os captam, é possível determinar com boa precisão a localização e tipo da falha.
Resultado de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) executado pelos Institutos Lactec para a UEGA, o material é o primeiro texto do gênero publicado em língua portuguesa. Para Flávio Chiesa, diretor técnico da UEGA, a ideia era que os conhecimentos obtidos com o projeto não ficassem restritos a relatórios técnicos. “Queremos que os resultados sejam compartilhados com a sociedade”, diz.
“No Brasil, a técnica é aplicada de maneira mais difundida no monitoramento de transformadores, detectando descargas parciais, e no monitoramento de vasos de pressão durante o teste hidrostático”, explica Carlo Giuseppe Filippin, gerente da Divisão de Sistemas Mecânicos dos Institutos Lactec e um dos autores do trabalho. “Mas há outras aplicações que não são muito difundidas”, diz. Na UEGA, os pesquisadores têm utilizado emissões acústicas na detecção de corrosão e de vazamento em válvula, por exemplo.
Além de Filippin, são autores do livro os pesquisadores João Borba, José Alberto dos Reis Neto, Leonardo Meneghini Pires, Leonardo Sirino, Luis Gustavo Tomal Ribas, Marco Aurélio Luzio, Nestor Carlos de Moura, Paulo Cristiano Moro e Vagner Silvério.
A primeira edição da obra teve tiragem de 700 exemplares, que estão sendo distribuídos gratuitamente para universidades, centros de pesquisa e parceiros que atuam em áreas afins. O lançamento oficial foi realizado no XXIV Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), onde interessados podem obter um exemplar. No evento, os pesquisadores fazem demonstrações ainda do software desenvolvido para a aplicação da técnica.
Uma segunda edição, ampliada, revista e com distribuição mais ampla, será lançada em 2018.

