

Apoiadores oficiais do Desafio Intermodal de Curitiba, os Institutos Lactec estiveram representados na 11ª edição do evento, realizada na última sexta-feira (29), por seu diretor presidente, Luiz Fernando Vianna, que fez o percurso da competição correndo.
Essa foi a terceira vez que o presidente dos Institutos Lactec participou do desafio. “É uma oportunidade de incentivar o uso de modais alternativos ao carro, que contribuem com o trânsito, poluem menos e ainda trazem benefícios à saúde”, diz Vianna.
O desafio colocou lado a lado motoristas, ciclistas, pedestres, usuários de táxi, Uber e ônibus para verificar qual o melhor modal para percorrer a distância entre o Centro Politécnico da UFPR, no Jardim das Américas, e o prédio histórico da universidade, na Praça Santos Andrade, no Centro, no horário de pico, entre 18h e 19h.
Como nos anos anteriores, os primeiros a completar o percurso foram ciclistas, seguidos por um motociclista. Vianna chegou à frente dos carros. A classificação final, porém, ainda será divulgada, e deve levar em consideração não apenas a velocidade, mas também o custo e a emissão de poluentes.
O desafio foi organizado pelo Programa Ciclovida, da UFPR, e teve apoio dos Institutos Lactec, Prefeitura de Curitiba, Detran-PR, Copel, UTFPR, Cicloiguaçu e Federação Paranaense de Ciclismo, Grupo de Estudos em Transporte, o projeto de extensão Ciência para Todos, também da UFPR, entre outros.
Segundo o coordenador do projeto, José Carlos Belotto, o apoio dos Institutos Lactec tem sido fundamental para o crescimento do evento a cada ano. “Contamos com o auxílio na definição dos parâmetros para cálculo de emissões de automóveis, e hoje com a infraestrutura do evento, na confecção das camisetas e faixas”, conta.
Entre as novidades deste ano esteve a utilização do B1K3 Lab, um laboratório móvel sobre rodas para monitoramento de parâmetros ambientais e comportamento do trânsito. Os dados coletados vão gerar uma base de dados para ser utilizada no planejamento urbano, a fim de melhorar a qualidade do transporte e a qualidade de vida da população em geral.



