A adoção de inteligência artificial (IA) no setor de energia acompanha a abertura do mercado livre, o desenvolvimento de cidades inteligentes, a mobilidade elétrica e o compromisso em reduzir as emissões de carbono.
Com o potencial de transformar o setor de energia, tornando-o digital, sustentável, mais eficiente e seguro, a IA contribui para:
- Assegurar a estabilidade dos sistemas;
- Reduzir custos de manutenção;
- Otimizar tempo de trabalho humano e aumentar a segurança dos profissionais;
- Aumentar a disponibilidade dos ativos de transmissão;
- Aumentar a confiabilidade dos serviços;
- Tornar a energia mais acessível para os consumidores;
- E muito mais.
Neste conteúdo, vamos explorar os benefícios da inteligência artificial no setor de energia e como ela está revolucionando a forma como a energia é gerada, distribuída e consumida. Entenda melhor como funciona na prática!
1. Monitoramento do consumo de energia
Por meio de diversas aplicações, a Inteligência Artificial ajuda a identificar e corrigir desperdícios de energia, a monitorar o consumo e a prever demanda futura.
Sistemas com IA permitem gerenciamento de ativos remotamente, com tomadas de decisão em menor tempo.
Dispositivos inteligentes, por exemplo, são capazes de localizar e especificar falhas na rede elétrica, gerar medições precisas em tempo real e criar histórico de padrões de demanda. Os dados alimentam o aprendizado de máquina para uma operação mais inteligente, segura e consciente.
2. Manutenção preditiva
A inteligência artificial já tem o potencial de revolucionar a manutenção preditiva.
Tradicionalmente, a manutenção é realizada de forma reativa ou preventiva, ou seja, as empresas esperam que ocorram falhas em equipamentos ou realizam manutenções em intervalos regulares, independentemente do estado real dos equipamentos.
Essas abordagens podem ser ineficientes e caras, pois as falhas não previstas podem levar a perdas de produção e a manutenção preventiva pode ser realizada desnecessariamente, aumentando os custos.
Com o uso da inteligência artificial, as empresas podem adotar uma abordagem de manutenção preditiva, em que equipamentos e máquinas são monitorados continuamente por sensores que capturam dados sobre seu desempenho e condição.
Esses dados são então processados por algoritmos de IA, que usam técnicas de machine learning para identificar padrões e tendências nos dados.
A partir dessa análise, a IA pode prever com precisão quando um equipamento irá falhar. Isso ajuda a evitar paradas não planejadas e minimiza os custos de manutenção, pois as empresas podem agendar a manutenção quando for mais conveniente e econômico.
Além disso, a inteligência artificial também pode ser usada para otimizar a programação da manutenção preventiva, identificando equipamentos que exigem mais atenção e ajustando os intervalos de manutenção com base em dados em tempo real.
3. Automação de subestações de energia
O mercado mundial de subestações digitais está em constante crescimento e estima-se que valerá US$10,5 bilhões até 2028, segundo a Future Market Insights (FMI).
A automação de subestações permite conhecer a condição de operação dos equipamentos em tempo real, realizar simulações de estabilidade da rede com segurança e embasar a tomada de decisões e o processo de gestão de ativos.
O uso de dispositivos eletrônicos inteligentes ajuda a estabelecer uma comunicação segura e sincronizada entre todos os componentes do sistema, otimizando a eficiência da operação.
Veja alguns dispositivos desenvolvidos pelo Lactec, que possuem algoritmos inteligentes e aprendizado de máquina:
Chaves seccionadoras
Um case de sucesso para a supervisão de subestações, que contribuiu para melhorias operacionais e redução de custos.
Esse projeto de inteligência artificial no setor de energia foi premiado como destaque na 25ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE).
Lacbot
Um robô com alta tecnologia e inteligência para melhorar as rotinas de inspeção e de monitoramento em subestações de extra alta tensão (500 kV).
O Lacbot realiza as atividades de forma autônoma ou teleoperada a partir de um centro de controle. Dessa maneira, identifica situações anormais e necessidades de intervenções para manutenção.


4. Implementação de estratégias ESG
A IA com certeza é uma ferramenta valiosa para ajudar empresas a implementarem estratégias de ESG relacionadas à eficiência energética e à redução de emissões. Google, Microsoft, ENGIE e Tesla são algumas das marcas protagonistas nessa tendência.
A IA pode identificar oportunidades de economia de energia, otimizar o uso de recursos e reduzir as emissões de gases de efeito estufa em operações e cadeia de suprimentos.
Por exemplo, quando sistemas em edifícios, fábricas ou outras instalações analisam grandes conjuntos de dados e identificam áreas de desperdício de energia, gás e água, a IA orienta a tomada de decisões para minimizar o problema.
5. Mobilidade Urbana
Desde 2020, a mobilidade passa por uma transformação acelerada, com frotas elétricas ficando cada vez mais populares. Nesse contexto, a IA é indissociável e protagonista.
Ela permite que as cidades usem o transporte de forma mais inteligente e eficiente, promovendo a descarbonização, a redução nos custos operacionais e no tempo de viagem, além de melhorar a segurança no trânsito e a qualidade de vida dos habitantes.
Já existem algoritmos que ajustam os semáforos em tempo real com base no fluxo do trânsito, e sistemas inteligentes de gerenciamento que usam dados de sensores para prever o fluxo e ajustar a sinalização.
Vivemos a mobilidade hiperconectada, com um ecossistema formado por empresas geradoras e distribuidoras de energia, grandes players de mobilidade e de conectividade.
E ainda, o setor de energia se conecta a serviços básicos como saneamento e segurança pública. Logo, a inteligência artificial pode trazer ainda mais benefícios.
O Lactec é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas e atua para um futuro sustentável, seguro e eficiente. Quer saber mais sobre as iniciativas nos mercados de energia e conectividade?
Acesse o site! Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades: Facebook, Instagram e LinkedIn!