O uso da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) associada a uma plataforma de serviços de computação em nuvem se tornou uma ferramenta de gestão vantajosa para o setor produtivo, na era da Indústria 4.0. Atentos a essa tendência, pesquisadores da área de Desenvolvimento de Softwares & Experiência do Usuário (DX) do Lactec têm analisado as possibilidades de digitalização de processos operacionais, com soluções relativamente simples e acessíveis. Essa experiência foi compartilhada com técnicos e gestores das áreas de Tecnologia da Informação (TI) de grandes empresas, no Softwareone Day, evento realizado, esta semana, na sede do Lactec, em Curitiba.
Os pesquisadores da área de Desenvolvimento de Softwares do Lactec, Rafael Miggiorin e Jonathan Sandri, e o colaborador Rodrigo França, conduziram uma das palestras do evento promovido pela Softwareone, dentro da temática “IoT Hands On”, apresentando o protótipo de uma placa eletrônica, com sensor de temperatura e umidade, conectada à infraestrutura da Amazon Web Service (AWS), para exemplificar uma das possibilidades de aplicação de IoT na nuvem.
Miggiorin explicou que uma indústria ou empresa, que precise, por exemplo, monitorar constantemente as condições climáticas (temperatura e umidade), que interferem no desempenho operacional de equipamentos, pode fazê-lo de forma remota e enviar esses dados para a nuvem. O cruzamento das informações armazenadas pode auxiliar em posteriores tomadas de decisão. “As vantagens do emprego da computação na nuvem são a redução de infraestrutura local para manter um servidor robusto, a redução de custos de manutenção e o aumento na confiabilidade e disponibilidade de seus recursos”, acrescentou o pesquisador.
Segundo Miggiorin, são inúmeras as possibilidades de aplicação para a digitalização de processos, inclusive, na área de Inteligência de Negócios (BI, na sigla em inglês). As soluções podem ser personalizadas, conforme o perfil empresarial e necessidades.
O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, fez a abertura do Softwareone Day, destacando a importância das áreas de TI nas empresas. “Em um mercado cada vez mais digitalizado, as áreas de tecnologia da informação deixaram de ser apenas o suporte interno das empresas e assumiram o papel de protagonistas em projetos importantes para automatização de processos, que se reverte em ganhos operacionais e diferenciais competitivos”, afirmou Vianna.
O Lactec presta serviços tecnológicos nas áreas de desenvolvimento, qualidade e testes de softwares adaptados às diferentes tecnologias e para diversas aplicações. As metodologias da empresa são aderentes às boas práticas de mercado e prezam pela segurança de dados.