O fomento da inovação e a transformação digital foram alguns dos temas apresentados pelo centro de pesquisa e tecnologia Lactec no encontro do Grupo de Líderes Empresariais – Lide Bahia em Salvador na quinta-feira, 6. O evento reuniu empresários da região Nordeste para avaliar o cenário e o potencial da região no que diz respeito à geração de energias renováveis e ao mercado de inovação.
Um panorama com as principais tendências foi apresentado pelo CEO do Lactec, Luiz Fernando Vianna. Ele também ressaltou a atuação da Unidade Nordeste do Lactec, que vem expandindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa e tecnologia na região. “Nosso objetivo é atuar em sinergia com o poder público regional e federal no fomento da inovação, contribuindo para promover o desenvolvimento tecnológico e econômico das regiões Norte e Nordeste”, disse.
Desde sua criação em 2019, a Unidade Nordeste do Lactec, que fica localizada no Parque Tecnológico da Bahia, tem atuado em projetos como a implantação de usinas de energia solar em regiões isoladas do setor baiano; estudos sobre o potencial energético das ondas do mar, a energia ondomotriz; e a criação de um laboratório para prestação de serviços de análise de risco, metodologias e prevenção em cibersegurança.
“A parceria com o Lide Bahia é de grande importância nesse sentido, para que possamos nos aproximar mais do empresariado local e continuar expandindo nossas soluções em tecnologia e inovação”, completou Vianna.
Segundo Mario Dantas, a atuação do Lide Bahia está em sintonia com as expectativas do centro de pesquisa e tecnologia. “A inovação, a ciência e a tecnologia estão entre os focos de interesse do Lide, que também tem um papel de promover o debate entre o público e o privado na defesa do desenvolvimento de nossa região”, pontuou.
Estiveram presentes no encontro, representando o poder público, o secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), José Gustavo Gontijo; e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Pinho Joazeiro. O evento destacou a importância de um diálogo entre os setores público e privado, processo que pode ser intermediado pelos institutos de ciência e tecnologia (ICTs) para que a inovação chegue mais rapidamente à sociedade.
“É muito importante estar participando desse evento e estar participando ativamente do ecossistema de inovação baiano, potencializando várias iniciativas que estão inclusive sendo revisitadas pelo próprio estado para que esteja na vanguarda aplicando tecnologia e inovação na prática e gerando resultados para todos os segmentos que compõem a sua economia”, analisa o diretor comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas.
Sobre o Lactec
Instituto privado sem fins lucrativos, o Lactec é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do Brasil. Seu maior diferencial é seu capital intelectual, composto por mais de 600 colaboradores, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores. Abrange todas as áreas da pesquisa, ciência, meio ambiente e tecnologia e atua em todo o ciclo de inovação, desde P&D, ensaios e análises qualificadas até a execução de processos complexos para o setor de infraestrutura. São mais de 60 anos contribuindo com soluções inovadoras para o segundo setor, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Saiba mais em lactec.org.br.