O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, recebeu nessa quarta-feira (18/5), na sede da empresa, o presidente executivo da CWBUS, Luiz Alberto Lenz César, junto de um grupo de executivos de empresas de ônibus de Curitiba, para uma conversa inicial sobre a possibilidade de encontrar soluções conjuntas para o transporte coletivo nos grandes centros. Um dos temas de destaque nas discussões foi a eletrificação da frota de ônibus, que deve demandar investimentos em infraestrutura de recarga e outras tecnologias de apoio.
Vianna lembrou que o Lactec já tem uma atuação consolidada na área de transporte, realizando ensaios em motores e veículos para que o setor automotivo alcance ganhos em eficiência energética a se adeque às normas de emissões, que estão cada vez mais restritivas. A empresa também tem liderado pesquisas em mobilidade elétrica para a nacionalização de tecnologias de recarga e a cobrança por esses serviços, entre outras frentes.
“Essa aproximação com a CWBUS e os empresários do transporte coletivo tem o propósito de estruturarmos ações em conjunto e encontrarmos soluções, principalmente em mobilidade elétrica, que venham a trazer mais conforto e qualidade de vida aos usuários”, afirmou Vianna.
Para avançar no intercâmbio de informações e no diagnóstico de soluções que atendam às demandas da mobilidade urbana, equipes técnicas do Lactec deverão visitar as garagens das maiores empresas do transporte coletivo de Curitiba e colaboradores das operadoras farão um tour pelos laboratórios do Lactec.
“Buscamos o Lactec pelo reconhecimento mundial que a entidade possui em inovação. Queremos aproximar a CWBUS do Lactec com o objetivo de trazer melhorias ao transporte coletivo e ao processo de gestão dentro das garagens das operadoras, com mais eficiência e economia”, disse Lenz César.
A CWBUS integra o ecossistema de inovação de Curitiba na área de mobilidade urbana. A organização sem fins lucrativos participa da construção de soluções sustentáveis de deslocamento nas cidades.

