Pesquisadores do Lactec e Neoenergia trabalham em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para a Itapebi Geração de Energia – usina hidrelétrica da Neoenergia localizada na Bahia, que prevê a criação de um sistema para gestão da informação e das ações previstas no Plano de Segurança de Barragens (PSB). A ferramenta inovadora, baseada em dados georreferenciados e algoritmos inteligentes, propõe a informatização de todos os processos, centralizando os sistemas de gestão – normalmente utilizados pelas empresas – em um único aplicativo, de uso interno, para computadores e smartphones.
A intenção é aprimorar o método de gerenciamento, de forma a permitir uma visão geral e sistêmica dos procedimentos previstos no PSB, por todos os agentes envolvidos, e subsidiar as tomadas de decisão quanto a ações preventivas ou corretivas, dando mais agilidade às respostas a eventos críticos. O sistema inteligente de gestão abrange as análises de risco dos empreendimentos e de consistência de dados, de forma rápida, além da gestão da instrumentação das barragens (equipamentos que auxiliam o monitoramento das estruturas, como piezômetros, por exemplo) e os protocolos para acionamento de equipes.
O coordenador do projeto pelo Lactec, engenheiro civil Rodrigo Moraes da Silveira, lembra que a lei n.º 12.334, que instituiu a Política Nacional de Segurança de Barragens, requer dos empreendimentos de determinado porte e risco – que dispõem de estruturas para acumulação de água (como é o caso das hidrelétricas) – a possuírem PSBs e Planos de Ações Emergenciais (PAEs). “A segurança estrutural e operacional das usinas envolve um grande contingente de profissionais, de diferentes áreas, e um extenso rol de ações. Esses fatores tornam a gestão dos PSBs complexa. O sistema em desenvolvimento propõe a unificação dos processos para nivelar as informações e ter bem definido o papel de cada agente para simplificar, dar agilidade e mais assertividade às decisões”, reforçou o pesquisador.
Inovação tecnológica
Além de agregar os procedimentos em uma única plataforma, outro diferencial tecnológico do sistema de gestão desenvolvido pelo Lactec para a Neoenergia é o uso de modelagem 3D do ambiente de supervisão, o que também facilitará a visualização e análise dos dados da barragem e estruturas associadas. Esse conjunto de ferramentas pode, inclusive, facilitar as ações de fiscalização de barragens, realizadas periodicamente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que foram intensificadas, nos últimos anos, após os rompimentos em barramentos de acumulação de rejeitos do setor de mineração, registrados em Minas Gerais.
O gerente do projeto pela Neoenergia, engenheiro civil Luiz Gustavo Fortes Westin, reforçou que a ferramenta, inclusive, dará mais transparência aos dados demandados pelo órgão fiscalizador. “A Aneel terá um perfil de acesso à plataforma, o que possibilitará verificar as informações, de forma automática, a partir do banco de dados do software”, esclareceu.
“O desenvolvimento de uma ferramenta inovadora para centralização do sistema de gestão de segurança de barragem é um reflexo da atuação responsável da Neoenergia. O legado que pretendemos construir é de sermos referência no mercado com um ambiente colaborativo, de muito engajamento e cooperação da equipe para alcançarmos as melhores soluções”, reforça Marcio Manus, gerente de Engenharia Civil e Desenvolvimento de Negócios Hídricos Renováveis da Neoenergia.
Entre os benefícios resultantes desse projeto de P&D, os pesquisadores destacam, ainda, a redução no tempo de inspeções, a melhoria na confiabilidade dos processos, o aumento da previsibilidade de eventos com potencial de risco, a capacitação de pessoal, a redução de paradas para manutenção e dos custos envolvidos nessas atividades. Outra vantagem é que, ao desenvolver uma tecnologia nacional, abre-se a possibilidade de replicá-la e adaptá-la a outros empreendimentos do setor elétrico ou, até mesmo, de outros segmentos.
O sistema de gestão de Planos de Segurança de Barragens desenvolvido para a Neoenergia será implantado na Usina Hidrelétrica Itapebi (462 MW), no município baiano homônimo. A previsão é que tecnologia seja testada, em uma fase piloto, durante seis meses. O projeto deve se estender até novembro de 2022.
Experiência em PSBs
O Lactec tem ampliando sua atuação na elaboração de Planos de Segurança de Barragens (PSBs) e Planos de Ações Emergenciais (PAEs), associando sua vasta experiência na prestação de serviços tecnológicos e em projetos de P&D junto a usinas hidrelétricas. A empresa reúne em seu portfólio uma extensa lista de serviços nas áreas de geossoluções, geotecnia, hidrologia, hidrodinâmica e estruturas civis, que abrangem todos os aspectos técnicos a serem considerados na construção desses documentos.
Sobre a Neoenergia – companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Parte do grupo espanhol Iberdrola, a empresa atua no Brasil desde 1997, sendo atualmente uma das líderes do setor elétrico do país. Presente em 18 estados, seus negócios estão divididos nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização. As suas distribuidoras, Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS), atendem a mais de 14 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 34 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 4 GW em geração, sendo 88% de energia renovável, e está implementando mais 1 GW com a construção de novos parques eólicos. Em transmissão, são 679 km de linhas e cerca de 5.000 km em construção. Por meio do Instituto Neoenergia, fomenta o desenvolvimento sustentável a partir de ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde a empresa atua, sobretudo, pessoas mais vulneráveis, visando sempre pelo desenvolvimento sustentável.
(Foto: Divulgação/Neoenergia)