O Lactec – um dos maiores centros privados de tecnologia e inovação do país – acaba de firmar um acordo de cooperação e colaboração com a Texas Tech University (TTU), dos Estados Unidos, para compartilhamento de conhecimento e de infraestrutura em programas de especialização e de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Ambas as instituições têm forte vocação em pesquisas tecnológicas na área de energia e, há quatro anos, mantêm um programa de estágio de acadêmicos da TTU nos laboratórios do Lactec, por meio de convênio com a Brazilian Experience.
O termo de cooperação assinado agora abre possibilidades para pesquisas conjuntas em áreas de interesse comuns, como é o caso, por exemplo, das energias renováveis e de microrredes para levar eletricidade a regiões isoladas. A TTU já vem desenvolvendo projetos há vários anos e conta com ampla infraestrutura para pesquisas, incluindo o Laboratório Global para Gerenciamento e Fabricação de Ativos de Energia (Gleamm, na sigla em inglês), que dispõe de uma plataforma para testes reais em campo – a única nesses moldes existente no mundo.
O laboratório ao ar livre fica no campus da TTU, em Lubbock, no Texas, e possibilita estudos de modelagens de integração de fontes solar e eólica com sistemas de armazenamento de energia, entre outras configurações possíveis de microrredes. Uma das linhas de pesquisa visa o atendimento de áreas rurais do país, que geralmente são as que mais demoram a ter a energia restabelecida após eventos climáticos severos, como furacões, por exemplo.
O Lactec também trabalha com pesquisas em microrredes e já sinaliza a intenção de usar a infraestrutura de ponta da universidade norte-americana para treinamento dos pesquisadores da empresa, que estão envolvidos com esses estudos no Brasil. Um dos projetos em andamento, contratado pela Neoenergia, prevê o uso de microrredes para abastecimento de comunidades do Sertão da Bahia. Para a Energisa, a empresa desenvolve estudos para regiões isoladas do Pantanal sulmatogrossense.
“Temos uma ampla sinergia em várias áreas que carecem de desenvolvimento tecnológico. Essa troca de experiências será muito positiva para a qualificação dos nossos pesquisadores e para o aprimoramento das soluções que entregamos ao setor elétrico brasileiro”, declarou o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna. Segundo o executivo, o acordo abre um leque de possibilidades de intercâmbios de pesquisadores, acadêmicos e de pesquisas em conjunto, cujos termos serão negociados em acordos de cooperação específicos.
“As possíveis parcerias não se limitam ao setor elétrico. A TTU, por meio de seu Departamento de Engenharia de Petróleo, tem uma atuação consolidada em pesquisas também nessa área”, exemplificou Vianna, lembrando que, nos últimos anos, o Lactec também vem estendendo sua atuação em pesquisas e serviços tecnológicos para a indústria petrolífera.
Sobre o Lactec
O Lactec é um dos maiores centros privados de ciência, pesquisa e inovação do país que, ao longo de seus 61 anos de história, vem contribuindo para o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável do setor produtivo em diversas áreas do conhecimento. Consolidou-se como um dos principais executores do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica, com a conclusão de mais de 400 projetos. Sua sede administrativa fica em Curitiba, onde estão instaladas outras quatro unidades tecnológicas com ampla infraestrutura de laboratórios para atendimento a diversos segmentos industriais. Inaugurou, em 2019, sua Unidade Nordeste, em Salvador (BA), que veio a somar em sua estrutura de atendimento a empresas e indústrias de todo o país.
Sobre a Texas Tech University
Fundada em 1923, a Texas Tech University tem, atualmente, mais de 40 mil alunos de graduação e pós-graduação, sendo uma das maiores instituições públicas no estado do Texas. Está entre as universidades norte-americanas com maior atividade de pesquisa (categoria “Very High Research Activity”), segundo a Classificação Carnegie de Instituições de Ensino Superior. A universidade é a principal instituição de ensino superior em uma região maior que 46 dos 50 estados do país e é o único campus no Texas que abriga uma grande universidade, faculdade de direito e faculdade de medicina.

