Junto da disparada na produção de álcool em gel 70% no país, em razão da pandemia do Covid-19, cresceu também a procura por análises para verificar a qualidade dos produtos disponíveis no mercado. Para suprir essa demanda, o Lactec estruturou, em seu Laboratório de Análises Químicas, uma metodologia de análise para avaliar a concentração de álcool etílico. O propósito é verificar se o teor alcoólico atende ao percentual recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o produto ter eficácia como antisséptico.
O Laboratório de Análises Químicas do Lactec atende empresas dos mais diversos segmentos industriais para testar a composição química de produtos e, por isso, dispõe de ampla experiência nesse tipo de avaliação.
As análises de álcool em gel no Lactec são realizadas a partir de cromatografia a gás associada à espectrometria de massas e os resultados são liberados em 24 horas. “Por se tratar de uma técnica analítica de alta sensibilidade, há maior precisão, o que aumenta a confiabilidade dos resultados”, apontou o gerente da área de Química da instituição, Rodrigo Soares Ferreira, lembrando que as empresas recebem um certificado dos resultados obtidos para cada amostra.
A técnica usada pelo Laboratório de Análises Químicas permite identificar, também, eventual contaminação, que comprometa a qualidade do produto.
Para mais informações sobre os Ensaios e Análises Laboratoriais do Lactec, clique aqui.