Como as novas tecnologias contribuem para a eficiência no uso dos recursos energéticos. Essa foi a temática do debate promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), como parte da programação do 18º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (Cobee), que teve início nessa terça-feira (16/11).
O diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Lauro Elias Neto, foi convidado a mediar o painel, que teve como palestrantes a diretora da EDP São Paulo, Cristiane Fernandes, e o consultor em eficiência energética norte-americano, Howard Geller, da Sweep.
Cristiane deu destaque para as tecnologias, que têm favorecido a digitalização do setor elétrico, defendendo a implantação de redes inteligentes como medida para reduzir perdas e aumentar a eficiência energética. Já Geller falou sobre as oportunidades e desafios que as tecnologias de eletrificação e de gerenciamento da demanda trazem para as concessionárias de energia.
O Lactec vem desenvolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que envolvem a eficientização de sistemas elétricos, como é o caso, por exemplo, das redes inteligentes ou smart grids. Essa foi uma das razões que motivaram o convite para participar do Cobee – evento que tem estimulado debates e negócios em torno de melhores práticas, tecnologias e serviços para o uso racional dos insumos energéticos.