A vasta experiência e know-how do Lactec em pesquisas e serviços tecnológicos no segmento de energias renováveis motivaram a participação de representantes da empresa no evento promovido, esta semana, pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). O “Fórum de Energias Sustentáveis – Mitos e Verdades” reuniu especialistas para apresentar e discutir as diferentes fontes de energia no Brasil e no mundo, bem como as tendências tecnológicas e inovações para futuros aproveitamentos energéticos.
A fonte eólica, que responde por quase 12% da capacidade de geração no país, com 21 gigawatts (GW) de potência instalada, foi o tema da palestra do gerente da área de Sistemas Mecânicos do Lactec, Carlo Giuseppe Filippin. Depois de apresentar um comparativo entre a matriz brasileira predominantemente renovável e a matriz mundial, o pesquisador falou sobre algumas das vantagens da energia eólica no Brasil em relação a outros países, em termos de potencial de aproveitamento, por conta das condições favoráveis dos ventos nas regiões Nordeste e no extremo Sul, principalmente.
Com base em informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Filippin apontou que os fatores de capacidade médios no país chegam a até 54%, enquanto a média mundial é de 28%, segundo o Global Wind Energy Council (GWEC). O Brasil, lembrou ele, também apresenta vantagens em relação ao aproveitamento do potencial eólico offshore, na comparação com outros países que já exploram a tecnologia, por conta da qualidade dos ventos e da maior facilidade para a instalação dos parques na costa brasileira. A tendência é que as eólicas marítimas comecem a compor a matriz elétrica nacional em um futuro próximo.
Micromobilidade elétrica e Carsharing Verde
O Lactec também teve oportunidade de compartilhar suas experiências na área de eletromobilidade com os participantes do Fórum de Energias Renováveis. O gerente da área de Facilities, Fábio Dib, apresentou as iniciativas internas de mobilidade elétrica, que estão em linha com os projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) executados pelo Lactec, no âmbito da chamada estratégica nº 22, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Um dos projetos, implantado de forma pioneira em 2019, é o de Micromobilidade Elétrica, que disponibiliza patinetes e bicicletas elétricas para os funcionários, bolsistas e estagiários se locomoverem entre as unidades do Lactec, em Curitiba. O projeto envolveu a startup E-move para o desenvolvimento de uma solução customizada de carregamento e travamento dos veículos. Outro diferencial, relatou Dib, é que duas das três estações de recarga utilizam energia solar.
Em 2021, seguindo a mesma tendência de iniciativas em mobilidade sustentável, o Lactec firmou parceria com a Renault e lançou o Carsharing Verde, um projeto de compartilhamento de veículos elétricos, por meio de reserva pelo aplicativo Renault Mobility, acessível a todos os colaboradores.
Ambos os projetos integram a estratégia Go Green Lactec. Saiba mais, clicando aqui.