O mercado de energia solar fotovoltaica vem crescendo de forma exponencial no Brasil, nos últimos anos. Entre usinas de geração distribuída e centralizada, já são mais de mais de 12 gigawatts (GW) de potência instalada em operação, segundo dados oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A tendência é que a fonte solar continue conquistando cada vez mais espaço na matriz elétrica nacional e isso tem motivado a realização de eventos para discutir os desafios desse mercado, do ponto de vista técnico e de oportunidades de negócio. Exemplo disso foi o 360 Solar, evento realizado na última semana, em Florianópolis (SC), que teve o Lactec como um dos patrocinadores institucionais.
O evento tratou de temas relacionados às tendências da indústria fotovoltaica, como tecnologias de armazenamento, redes inteligentes, comercialização de energia e de realidade virtual aplicada à operação e manutenção das usinas solares.
De acordo com o gerente da área Comercial do Lactec, Alexandre Caliari, que participou do 360 Solar, representando a empresa, o evento foi válido para atualizações sobre as tendências tecnológicas e de inovação para atender ao mercado fotovoltaico, que também terá um papel importante no movimento de transição energética.