O presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, participou, esta semana, do Latam GRI Infra & Energy 2022, evento que reuniu, em Nova York, nos Estados Unidos, empresários e outros representantes dos setores de infraestrutura e energia, de instituições financeiras, além de autoridades governamentais da América Latina. No encontro, foram debatidos temas como o desenvolvimento de projetos sustentáveis de infraestrutura, mecanismos e incentivos para dar mais segurança aos investidores, instrumentos que garantam a continuidade dos projetos no setor de infraestrutura e energia em cenários de transição política, entre outros assuntos.
Os debates também foram focados no planejamento de longo prazo dos países latino-americanos para atender as agendas de transição para uma economia de baixo carbono, superarem os riscos das mudanças climáticas e se tornarem mais competitivos. “Nesse contexto, o Brasil tem se posicionado entre os líderes em investimentos em fontes renováveis de energia, como eólica e solar, e em outras frentes para atender às demandas de neutralização das emissões de carbono ou ‘net zero’, como vem sendo chamado esse compromisso”, afirmou Vianna.
Para o executivo, a necessidade de atender aos 3Ds do setor elétrico – descarbonização, digitalização e descentralização – e também às agendas de sustentabilidade empresarial – consolidadas pela sigla ESG – gera inúmeras oportunidades de investimentos nas áreas de energia e infraestrutura.
“Temos acompanhado de perto esses movimentos do mercado para suprir as necessidades de nacionalização de tecnologias, soluções inovadoras e serviços especializados de engenharia, que são as principais competências de nossa empresa”, acrescentou Vianna.