O Lactec recebeu, esta semana, em sua sede, em Curitiba, membros da Comissão do Programa de Comparação Interlaboratorial (PCI Wh) para a reunião que acontece anualmente com o propósito de discutir questões relacionadas à padronização na calibração de medidores de energia, entre outros aspectos técnicos e operacionais. Participaram do encontro representantes de várias empresas brasileiras ligadas ao setor elétrico, como concessionárias, laboratórios de calibração e ensaios, fabricantes de medidores, além de um representante do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Na reunião, foram apresentados os resultados de cada participante, no ciclo 2019, e discutidas ações para o próximo ano. O encontro também serviu para o compartilhamento de informações técnicas sobre metodologias de ensaio, avaliação de critérios de calibração e outras questões relacionadas às rotinas laboratoriais. O grupo também teve a oportunidade de conhecer os laboratórios de Eletrônica, Metrologia, Química e Alta Tensão do Lactec.
O PCI Wh é um dos maiores e mais antigos programas de comparação do Brasil e tem como principal objetivo avaliar os resultados obtidos pelos participantes em relação a uma referência aceita nacionalmente, nesse caso, a do Inmetro. O programa se baseia no Submódulo 12.5, do ONS, que estabelece as regras necessárias para a garantia da rastreabilidade das medições pelos agentes responsáveis pelo Sistema de Medição e Faturamento, além de proporcionar subsídios para a melhoria do sistema de gestão da qualidade dos participantes.