Com a crescente adoção de novas tecnologias e busca por soluções mais sustentáveis, o setor de energia tem enfrentado mudanças significativas. Nesse contexto, um novo perfil de consumidor surge: o omnisumer.
Enquanto fornecedores de energia têm a oportunidade de facilitar a jornada em direção a um futuro mais sustentável, isso envolve transformar a experiência do cliente e atender às expectativas mutáveis desse consumidor.
Ainda de acordo com uma pesquisa da Ernst & Young (EY), as companhias de energia que priorizarem suas estratégias para atender as demandas desses clientes terão uma vantagem competitiva durante a transição energética.
Mas o que é omnisumer? E o que esse novo tipo de consumidor está buscando quando se fala em geração e consumo de energia? Acompanhe o conteúdo e entenda como os omnisumers estão mudando o setor energético.
O comportamento do novo consumidor
O termo omnisumer surge a partir de uma identificação em relação aos consumidores, que, por estarem cada vez mais informados e conscientes, desejam agir de forma mais presente no processo dos produtos e serviços que consomem.
Para o setor de energia, esse é o tipo de cliente que busca maior controle sobre o seu consumo de energia dentro de casa, levando em consideração aspectos como a sustentabilidade, optando por fontes de energia com menor impacto ambiental, assim como seu custo-benefício.
Esse comportamento se alinha ao crescimento acelerado de fontes mais sustentáveis de energia elétrica, como a solar e a eólica.
Em uma análise do setor brasileiro, a pesquisa da EY constatou que 42% dos clientes almejam ter o poder de decidir o método de pagamento de suas contas de energia, desafiando os métodos convencionais de faturamento das empresas distribuidoras.
Além disso, esse cliente espera ter acesso a serviços digital e multicanal, bem como atendimento personalizado, ágil e confiável. Essa mudança de comportamento é resultado da conscientização sobre o papel de cada um em relação à transição energética e do protagonismo do consumidor.
Os novos consumidores de energia passam a considerar não apenas o custo da energia, mas também a fonte utilizada e o impacto ambiental que ela terá em relação ao seu consumo.
Desafios para os provedores de energia
Para os provedores de energia, o omnisumer representa a oportunidade de criar uma experiência mais completa e sofisticada para o cliente, oferecendo serviços personalizados com tecnologias inovadoras.
Empresas têm investido na pesquisa e desenvolvimento de dispositivos que coletam dados e oferecem ao consumidor controle e monitoramento do próprio consumo de energia.
Este cliente final, o omnisumer, tem a possibilidade de escolher fornecedores de energia mais alinhados aos seus valores e necessidades, bem como de entender como consome energia, o que pode resultar em economias significativas.
Os provedores de energia estão diante de um consumidor muito mais consciente do que antes.
Novas tecnologias que surgem com o omnisumer
Para atender às demandas do omnisumer, surgiram no mercado diversas tecnologias e produtos disruptivos.
Medidores Inteligentes
Um exemplo disso são os medidores inteligentes, que permitem aos consumidores monitorar o consumo de energia em tempo real e ajustá-lo de acordo com suas necessidades.
Além disso, essa tecnologia permite que se eleve a penetração de geração elétrica distribuída, outro fator estratégico para a transição energética.
E no Lactec, um dos mais importantes centros de pesquisa, tecnologia e inovação do país, especialistas criaram o Smart Metering. Um medidor inteligente com funções avançadas como:
- Corte e religamento remoto de cargas;
- Interação direta com consumidores;
- Verificação de consumo em tempo real.
O dispositivo gera dados que informam ao consumidor quais hábitos aumentam sua fatura de energia elétrica. De forma facilitada, dá a ele o poder de decisão sobre como fazer o melhor uso da energia.
Além disso, o Lactec é pioneiro no desenvolvimento de projetos relacionados às Redes Elétricas Inteligentes ou Smart Grids.
Vale a pena conhecer essa aplicação de tecnologias de smart city em sistemas smart grid, que o Lactec assina em parceria com a Copel Distribuição no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A inteligência artificial tem sido utilizada para analisar os dados coletados pelos medidores inteligentes, oferecendo insights valiosos sobre o consumo de energia, consumo de água e outras oportunidades de economia.
Agilidade e confiabilidade são fundamentais
Para atender esse novo consumidor, é fundamental que os provedores de energia ofereçam serviços ágeis e com extrema confiabilidade.
O atendimento deve ser personalizado, integrado, altamente seguro, com monitoramento e soluções automáticas de detecção e correção de falta de energia. É o que o omnisumer espera.
O futuro então está cada vez mais centrado na conectividade. À medida que as tecnologias vão avançando, a geração de energia também transaciona.
Quer saber mais sobre as iniciativas do Lactec no mercado de energia? Acesse o site!
Siga nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades: Facebook, Instagram e LinkedIn!