Sustentabilidade e cuidado com o planeta nunca estiveram tão em pauta quanto nos últimos anos. A verdade é que frente às grandes mudanças climáticas, o impacto da pandemia do coronavírus e as constantes consequências do aquecimento global, a corrida por fontes de energia renovável está a todo vapor.
No Brasil, muito se ouve falar de energia verde — um assunto que não para de crescer. Consequentemente, a busca por entender o que são parques eólicos e quais são suas características está muito em alta!
Antes de tudo: o que é uma fonte de energia renovável?
No Brasil, o fornecimento de energia elétrica por hidrelétricas e usinas termelétricas são considerados as principais fontes. Entendendo que as hidrelétricas são instaladas no leito de rios com grande volume de água, para que a força dela gere energia, e que as usinas termelétricas se utilizam da queima de combustíveis fósseis, conseguimos compreender que nem toda forma de energia utilizada é limpa e renovável.
Apesar das hidrelétricas serem consideradas fontes de energia limpa, a verdade é que sua instalação altera biomas, uma vez que causa grandes alagamentos, eliminando espécies e colocando em risco o meio ambiente. As termelétricas, por sua vez, queimam combustíveis fósseis, gerando o efeito estufa e o aquecimento global.
Alguns exemplos de energia renovável são:
- Energia solar ou fotovoltaica;
- Energia eólica;
- Hidrogênio;
- Biomassa e entre outros.
O que são parques eólicos?
Assim como a energia fotovoltaica, os parques eólicos utilizam um elemento tão abundante quanto o sol: os ventos! Comumente instalados em grandes campos próximos às rodovias, são vistos constantemente por conta de suas grandes hélices.
Capaz de impressionar não só pelo tamanho e estrutura, são verdadeiros cataventos colossais! Estes parques eólicos são constituídos por vários aerogeradores, aptos a produzir energia a partir do movimento das hélices.
O processo para a produção de energia elétrica acontece a partir de:
- As pás se movimentam com a força dos ventos;
- A turbina eólica, conectada com as pás, é acionada;
- O eixo lento começa a girar na mesma velocidade;
- A multiplicadora converte essa velocidade em até 100 vezes mais e transfere para o eixo rápido;
- O gerador converte a energia cinética em elétrica;
- Por fim, o conversor gera a corrente contínua em alternada.
Após gerada e convertida, essa energia está pronta para ser distribuída para a rede elétrica e as empresas que vão fazer essa entrega para seu uso final.
Quais as condições necessárias para a instalação dos parques eólicos?
Com um custo alto, os parques eólicos precisam de muito estudo e preparo para sua instalação. Isso porque os campos devem ser bem estruturados para contemplar todas as hélices, além do próprio transporte apresentar dificuldades, devido ao tamanho dos materiais.
Durante a fase de estudos, é preciso avaliar:
- Estrutura do local onde será montado os parques eólicos e se comportam toda sua estrutura (não apenas as torres);
- Distância ideal e posicionamento das torres, para que uma não interfira no potencial energético da outra, “roubando” vento;
- Avaliação e estudo sobre a incidência dos ventos, sua movimentação e força, durante todo o ano;
- Quantidade de torres x potencial energético esperado.
Quais são os maiores parques eólicos do mundo?
Diversas nações estão percebendo não só o custo-benefício, mas a necessidade de fontes de energia renováveis limpas. Em alguns países já é possível encontrar grandes parques eólicos, gerando impactos econômicos muito positivos. Algumas grandes potências já puxam o topo da lista, como:
- Gansu, China: capacidade pode chegar a 7965 MW;
- Califórnia, EUA: 1547 MW, com 3200 acres;
- Tamil Nadu, Índia: 1500 MW.
- Rajasthan, Índia: 1064 MW;
No Brasil, um país que esbanja fontes naturais e renováveis, os parques eólicos não ficaram para trás, contando com 630 instalações e mais de 7 mil aerogeradores. Este número é capaz de gerar até 55.9TWh de energia, representando quase 30 milhões de residências por mês.
Vantagens dos parques eólicos
Além dos benefícios já comentados — como ser uma fonte de energia inesgotável e sem nenhum poluente, seus privilégios não acabam por aí. As vantagens dos parques eólicos também podem ser:
- Grande benefício para a comunidade: a instalação, construção e manutenção desses espaços, não é tarefa fácil. Logo, gera oportunidades de emprego diretos e indiretos nos locais escolhidos;
- Menor risco de apagões: com a escassez dos métodos tradicionais de geração, um dos riscos iminentes é o racionamento e apagões. Com os parques eólicos, isso não é um problema;
- Zero dependência dos combustíveis fósseis: com a redução das hidrelétricas, as termelétricas são inevitáveis. Com parques eólicos, elas se tornam menos necessárias.
Considerando assim as grandes vantagens da energia eólica e os benefícios de eliminar as fontes de energia que prejudicam o planeta, estes parques de geração tem se tornado excelentes opções limpas e renováveis.
Confira as soluções para parques eólicos da Lactec!