No dia 19, Riella participará de painel sobre “As normas, padrões, segurança cibernética e homologações; e os processos de capacitação e formação de mão de obra; e a integração das utilities”, ao lado de representantes do Ministério da Defesa, da ABNT, do Inmetro, da Eletrobras; e da empresa M2M Telemetria.
No dia 20, o pesquisador fará uma apresentação sobre “A experiência dos Institutos Lactec na implantação de projetos em Redes Elétricas Inteligentes – Características e carências tecnológicas em REI”.
O objetivo do evento é divulgar o resultado das proposições de políticas públicas e industriais para desenvolvimento das REI, também chamadas de smart grids, no Brasil. Essas proposições tem como base levantamentos e entrevistas do mapeamento realizado pela ABDI entre 2014 e 2016 e que contaram com a participação de diversas empresas concessionárias de energia, fornecedores e instituições de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e exterior, além da colaboração de instituições governamentais que tratam da temática no Brasil.
Os Institutos Lactec são pioneiros em pesquisas voltadas a REI, tendo realizado seus primeiros estudos antes mesmo do conceito de smart grids tomar forma, ainda no início dos anos 2000.