

O diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna, participou nesta sexta-feira (18) de painel na 3ª Conferência Internacional de Energias Inteligentes (CIEI&EXPO 2016).
Em sua apresentação, ele destacou uma série de projetos executados pela instituição na área de energia, como o maior painel solar do Paraná conectado a um banco de baterias, medidores inteligentes, carregadores de veículos elétricos e sensores de falhas em redes de distribuição.
A CIEI&EXPO, evento oficial do projeto Smart Energy Paraná, é o maior da área na região Sul e procura discutir os desafios energéticos, inovações tecnológicas, políticas públicas, certificação de equipamentos, acreditação de laboratórios, formação e capacitação.
Vianna defendeu ainda a necessidade de mais editais de fomento a fundo perdido voltados a projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Vianna disse acreditar que a escassez de incentivos não reembolsáveis torna-se uma barreira para a inovação no país.
“A barreira não é mais tecnológica. Temos aqui pesquisadores altamente capacitados e que detêm conhecimento suficiente para trabalhar em projetos de ponta”, disse o executivo, que em julho foi reconduzido à vice-presidência para a Região Sul da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).
No painel ‘Papéis Institucionais’, do qual participou, apresentaram-se também Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Carla Adriane Fontana Simão, analista técnica dos Observatórios do Sistema Fiep, Felipe Souza Marques, gerente de Mercado e Negócios do CIBiogás, e José Roberto Lopes, engenheiro de pesquisa e desenvolvimento da Copel.
O Smart Energy Paraná foi criado com o objetivo estratégico de colocar o Estado, em um período de 10 anos, em posição competitiva mundial com relação à geração distribuída renovável interconectada a redes inteligentes. Apoiadores oficiais do projeto desde seu lançamento, os Institutos Lactec foram homenageados na abertura do evento, na noite de quarta-feira (16).

