Participando do 4ª Encontro de Consumidores Livres, realizado no Hotel Transamérica, em São Paulo, ele ressaltou a participação dos Institutos Lactec nesse processo. A empresa, maior executora do programa de P&D da Aneel, participou com vários projetos da chamada estratégica nº 11, que teve como tema redes inteligentes (smart grids), e está focada na chamada de armazenamento de energia, tema da chamada nº 21, de 2016.
O desenvolvimento de tecnologias nessas áreas deve dar impulso ao chamado mercado livre, no qual a compra e a venda de energia são negociadas livremente entre geradores e consumidores.
No evento, Vianna mediou um painel com o tema ‘Como as novas tecnologias poderão agregar valor a consumidores de energia’, que teve a participação do presidente da Associação Brasileira de Armazenamento e Qualidade da Energia, Carlos Augusto Brandão, do presidente do Fórum Latino Americano de Smart Grid e Diretor da Ecoee, Cyro Vicente Boccuzzi, e do diretor de Novas Tecnologias da AES Tietê, Rodrigo D’Elia.
O programa de chamadas estratégicas da Aneel estimula o desenvolvimento de invenções e inovações tecnológicas relevantes, por meio do direcionamento da alocação de recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem originalidade, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica nos processos e usos finais de energia.