O Ilumina Pantanal, programa liderado pela Energisa, que se propõe a ampliar o acesso à energia renovável no Pantanal sul-mato-grossense com uma solução inovadora, mereceu reconhecimento como “Projeto do Ano”, no Solar & Storage Awards 2021. A premiação foi concedida pela Solar Energy UK, uma organização sem fins lucrativos, que representa o mercado de energia solar e de armazenamento do Reino Unido.
“Parabenizamos a Energisa por essa conquista, que reconhece e valoriza o esforço do grupo para universalizar o acesso à energia limpa. É motivo de muito orgulho para nós, do Lactec, termos sido parceiros nesse projeto, realizado dentro do Programa de P&D da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tão bem traduz a importância da pesquisa tecnológica para promover o desenvolvimento sustentável em nosso país”, declarou o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna.
Os estudos realizados pelo Lactec indicaram a melhor alternativa para eletrificação das regiões isoladas do Pantanal sul-mato-grossense , considerando aspectos técnicos, econômicos e ambientais. Além disso, foram avaliados o desempenho dos sistemas de geração e armazenamento para melhorar a eficiência e prolongar a vida útil das baterias.
O anúncio da premiação foi marcado por outra conquista importante para a Energisa. A empresa alcançou mil clientes beneficiados com a entrega dos sistemas de geração de energia solar e de armazenamento. Até o final de 2022, mais de 2,1 mil famílias serão contempladas.
Para o presidente da Energisa, Ricardo Botelho, a premiação representa o compromisso da empresa de levar energia elétrica às comunidades localizadas em áreas remotas. “Fornecer energia a localidades de difícil acesso é transformar vidas. Estamos muito orgulhosos dos resultados dessa solução pioneira, que combina inovação e sustentabilidade, para melhorar a qualidade de vida local com respeito à fauna e à flora do bioma”, afirmou o executivo na divulgação feita pela assessoria de imprensa do grupo.
Na mesma nota, o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes, disse que a universalização do acesso à energia em uma região tão importante para o desenvolvimento sustentável brasileiro é um grande passo na história da empresa no estado de Mato Grosso do Sul. “A Energisa é pioneira na universalização do Pantanal sul-mato-grossense com a criação de um projeto que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável deste que é considerado um Patrimônio Natural da Humanidade”, acrescentou.
Com informações da assessoria de imprensa da Energisa
Foto: Chico Ribeiro/Secom-MS
Leia mais sobre o projeto, clicando aqui.