Projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que o Lactec vem desenvolvendo no Nordeste do país, para propor soluções técnicas viáveis em microrredes, armazenamento e geração ondomotriz foram apresentados, na manhã desta quinta-feira (5/12), no Bahia Energy Meeting – importante evento do segmento de energias renováveis. A empresa tem atuado em várias iniciativas junto a concessionárias e fornecedores do setor elétrico da região e instalou, recentemente, uma base física no Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador, para suporte aos projetos.
A pesquisadora da área de Sistemas Elétricos do Lactec, Carolina Corrêa Durce, apresentou o projeto de eletrificação rural, que está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e integra as ações da concessionária para a universalização do acesso à energia. Consiste na implantação de microrredes integradas com sistemas fotovoltaicos e de armazenamento de energia, que beneficiarão cerca de 300 famílias dos municípios de Remanso, Abaré e Campo Formoso, no sertão baiano. Esse tipo de arranjo técnico tem sido estudado pelo Lactec como alternativa sustentável de atendimento a regiões isoladas e de difícil integração com o Sistema Interligado Nacional.
A “Otimização de Sistemas Híbridos Diesel – Fotovoltaico com o uso de Armazenamento de Energia” foi o tema da apresentação do pesquisador do Lactec, Felipe Lachovicz, também da área de Sistemas Elétricos. Ele expôs alguns dos resultados obtidos no projeto conjunto com a Neoenergia para atendimento à Ilha de Fernando de Noronha, onde foi implantado um sistema de armazenamento conectado à subestação da microrrede, que dispõe de duas plantas de geração solar fotovoltaica. O objetivo é maximizar o uso de geração renovável e diminuir o consumo do combustível fóssil. Esse é um dos projetos da Chamada de P&D Estratégico nº 21/2016, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), coordenado pelo Lactec.
A sessão de palestras no segmento Tecnologia Renovável do Bahia Energy Meeting contou, ainda, com a apresentação do consultor da área de Sistemas Mecânicos do Lactec, João Borba, que falou sobre o projeto em parceria com a Global Participações em Energia (GPE) para estudar o aproveitamento do potencial energético das ondas do mar. Para essa iniciativa está prevista a construção de um modelo reduzido de uma Usina Ondomotriz, que permitirá avaliar o desempenho da geração.