

O projeto para conservação dos macacos monos no Paraná, desenvolvido pelos Institutos Lactec com apoio da Fundação Grupo Boticário, deu mais um importante passo nesta semana. Em reunião com a equipe responsável pelo projeto nesta terça-feira (15), o prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, manifestou o apoio da administração municipal para a criação de um Refúgio de Vida Silvestre no município para proteger a população local de monos.
Com isso, resta a revisão da poligonal proposta e a realização de audiências públicas com moradores da região envolvida para que possa ser criada a unidade de conservação, que já tem a aprovação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná.
Os macacos monos, também conhecidos como muriquis, são considerados os maiores primatas das Américas e estão em perigo de extinção no Paraná. O biólogo dos Institutos Lactec Robson Hack, coordenador do projeto, explica que foram encontrados na região 34 indivíduos, que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Os Institutos Lactec desenvolvem o projeto de estudo da população de monos no município de Castro, no vale do Rio Ribeira de Iguape, Paraná, desde 2015. A iniciativa conta com apoio da Fundação Grupo Boticário e a parceria institucional da Prefeitura de Curitiba, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).
Saiba mais sobre o projeto de conservação de monos do Paraná
Com informações da Prefeitura de Castro