Nos últimos 3 anos o mundo todo tem sido obrigado a se adaptar, e buscar novas soluções a fim de superar inúmeros desafios que nos foram apresentados devido a pandemia global e mais recentemente aos conflitos entre Rússia e Ucrânia.
A resposta para estes problemas tem sido encontrada na inovação, na ciência e na tecnologia, mostrando ao mundo como é importante se investir nestes setores.
Nos últimos meses, um assunto pós o arrefecimento da pandemia tem sido a crise global nos combustíveis fósseis, que ocasionou um aumento substancial nos preços em todo o mundo, e com isto a aceleração na adoção de veículos elétricos.
Porém mesmo com esta adoção muitas críticas acabam aparecendo, e recentemente charges foram feitas criticando que a geração de energia por exemplo na Alemanha, estava sendo feita em usinas termelétricas, e que o abastecimento de veículos elétricos era, portanto, uma falácia, mas será mesmo?
Para desmistificar alguns pontos, vamos supor que toda a energia necessária para recarregar os novos veículos elétricos seja produzida exclusivamente em usinas termelétricas (o que não é verdade), mesmo assim teremos um enorme ganho ECO-SÓCIO-AMBIENTAL, listados a seguir:
AUMENTO DA EFICIÊNCIA E REDUDÃO DE CUSTOS (ECO)
- A eficiência nos sistemas de geração de energia das grandes usinas termoelétricas é infinitamente superior a eficiência individual de qualquer veículo a combustão interna.
- Redução significativa nos custos da distribuição de combustíveis e lubrificantes desde as refinarias até os postos de abastecimento.
- Veículos elétricos trazem uma economia superior a 80% nos gastos com abastecimento, devido a melhor eficiência individual dos motores e a geração concentrada de energia em termelétricas.
- Redução nos custos de manutenção, devido a menor complexidade mecânica.
MELHOR QUALIDADE DE VIDA (SÓCIO)
- Melhor qualidade de vida, com a redução significativa de ruídos, principalmente nos grandes centros urbanos;
- Maior segurança e economia para usuários, com a eliminação dos riscos e custos oriundos da cadeia logística de distribuição desde as refinarias até os postos de combustível.
- Os veículos poderão ser recarregados em casa, no trabalho, ou qualquer lugar, não sendo mais necessários os deslocamentos até os postos de abastecimento.
- Nos horários sem uso, os veículos elétricos, podem se tornar fontes de suprimento de energia em situações de emergência, aumentando a qualidade da rede elétrica de distribuição, funcionando como “No-Breaks” estratégicos se necessário;
REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS (AMBIENTAL)
- As emissões de poluentes, ficaria concentrada nas usinas de geração de energia termoelétricas, em locais com controles rigorosos, e de muito menor impacto que a poluição generalizada e incontrolável que é gerada atualmente pelos veículos a combustão que se locomovem pelas cidades e rodovias ao redor do mundo.
- As tecnologias adotadas nos novos veículos elétricos aplicam uma fração ínfima de lubrificantes e outros produtos derivados, portanto não ocorrem vazamentos de óleo e nem emissão de poluentes durante o uso e manutenção como ocorrem nos veículos tradicionais a combustão.
- Redução na poluição gerada nos postos de abastecimento e serviços de limpeza, pois a lubrificação é mínima, o risco de vazamento de combustíveis deixa de existir, este é um aspecto que muitas vezes pode passar desapercebido para a maioria dos usuários, mas que é uma triste realidade nos pontos de abastecimento, em que atualmente ocorrem muitas contaminações de solo e lençol freático.
- As baterias dos veículos, com as novas tecnologias, podem ter sua segunda vida em utilização estacionária no abastecimento de casas e posteriormente podem ser integralmente recicladas, aumentando o ciclo de vida.
Agora, trazendo para uma realidade brasileira em que segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), cerca de 85% da nossa matriz elétrica é oriunda de fontes renováveis de energia, pode-se concluir o quão vantajoso e estratégico é a adoção dos mesmos.
A importância dos ICT´s como o LACTEC para acelerar a adoção de novas tecnologias, com pesquisas de novas fontes de energia, novos sistemas de armazenamento (baterias) e outros desafios a serem superados é mais que estratégico nesta transição, possuímos inúmeras soluções já desenvolvidas para o setor e estamos liderando estas ações no Brasil com nossa equipe de pesquisadores.
Luciano Carstens, é Engenheiro Eletricista, gerente do Departamento de Eletrônica do LACTEC e PHD em Economia Circular.