Por: Robson Odeli Espíndola Hack; Marcelo Alejandro Villegas Vallejos; Juliano José da Silva Santos; Fernando Camargo da Silva – pesquisadores da área de Conservação da Biodiversidade do Lactec
A conservação dos recursos naturais, como água, solos, flora e fauna é essencial para a manutenção da qualidade de vida no planeta. Os serviços ecossistêmicos prestados pelos elementos naturais são de grande relevância para a sociedade, garantindo, por exemplo, a qualidade do ar, a disponibilidade de água potável, a regulação climática, o controle de processos erosivos, a polinização de inúmeras culturas e o controle de suas pragas.
O Lactec vem ganhando notoriedade em estudos ambientais e da biodiversidade, por meio do desenvolvimento de projetos que visam, por exemplo, a conservação de espécies ameaçadas de extinção, formação de corredores de biodiversidade, identificação de áreas prioritárias para a conservação ambiental e, ainda, assessoria técnica para criação e implementação de Unidades de Conservação, entre outros.
Por ser uma instituição de pesquisa genuinamente inovadora, os estudos ecológicos desenvolvidos pelo Lactec contam com a utilização de diferentes ferramentas e inovações tecnológicas e metodológicas. A maior parte dos estudos ecológicos desenvolvidos por nossa instituição faz uso de drones ou veículos aéreos não tripulados (VANT’s), realiza monitoramentos de espécies de animais com transmissores de dados via satélite; desenvolve modelagens computacionais, que auxiliam na previsão e diagnóstico de diversos aspectos ecológicos de espécies terrestres e marinhas; faz uso de métricas e métodos de ecologia de paisagem, assim como utiliza ferramentas genéticas como o DNA ambiental (eDNA).
Os projetos que envolvem a Conservação da Biodiversidade são aplicáveis aos mais diferentes setores e necessidades dos mesmos como em processos de licenciamento ambiental, em projetos de pesquisa e desenvolvimento ou em projetos de pesquisa e conservação, no quais se firmam parcerias com instituições dos setores privados e governamentais.
Desde 2015, o Lactec atua em ações para a conservação dos monos (Brachyteles arachnoides), também conhecidos como muriquis-do-sul, no Paraná. Essa é a maior espécie de primata das Américas, exclusiva da Mata Atlântica e criticamente ameaçada de extinção. Com o uso de metodologias inovadoras, esse projeto vem obtendo resultados importantes para a conservação dessa espécie e da região onde ocorre. Esses dados também auxiliam no planejamento ambiental da Região do Vale do rio Ribeira de Iguape como um todo.
Atualmente, a equipe do Lactec integra, juntamente com diversos parceiros profissionais e institucionais, um grupo mobilizado em estudar e desenvolver ações para garantir a sobrevivência e a conservação da espécie de ave Harpia harpyja, popularmente conhecida como harpia ou gavião-real. Essa espécie, até então considerada extinta, é a maior ave de rapina do planeta e figura como símbolo no brasão do estado do Paraná.
Além disso, a atuação do Lactec junto ao Ministério Público Federal, na região do rio Doce, tem mostrado a importância de se conhecer a fauna e flora desses locais, ajudando a entender os efeitos dos desastres ambientais para a biota e, inevitavelmente para o meio ambiente e a sociedade. Tal conhecimento é imprescindível na escolha e direcionamento das medidas para recuperar o ambiente e restabelecer os serviços ecossistêmicos por ele fornecidos.
Saiba mais sobre os projetos de conservação da biodiversidade que o Lactec pode desenvolver, clicando no link.
Quer saber mais sobre as ações do Projeto de Conservação dos Monos no Paraná? Visite a nossa página no Facebook @projetomonosnoparana e Instagram @projeto_monos_parana