Você já parou para pensar em como a comunicação social pode se relacionar com o meio-ambiente? Este é o tema do artigo “A importância da comunicação social nos projetos socioambientais”, escrito pela pesquisadora do Lactec, Anaise Alvernaz Rodrigues.
Nele, a pesquisadora faz um panorama que vai desde o início dos processos de comunicação da humanidade até a sua necessidade atual, em uma sociedade altamente industrializada e com demandas ambientais urgentes.
O artigo apresenta muitos pontos relevantes para o desenvolvimento de projetos socioambientais, e mostra como é possível, a partir do diálogo, aproximar a população local de grandes projetos e obras. Confira a seguir os tópicos abordados no artigo, e veja como melhorar seus projetos utilizando a comunicação social.
A comunicação se mostrou essencial desde os primórdios da humanidade
O ser humano é um animal essencialmente social. Nesse cenário, a comunicação sempre foi utilizada para fins de preservação da espécie: indicar os melhores locais para a caça, rotas seguras ou perigosas e fatores ambientais. De toda forma, comunicar-se é inato à humanidade.
A história vem sendo contada através da comunicação
A preservação de costumes, tradições e da história em si ocorre por meio da comunicação. O aprimoramento de técnicas comunicativas deu-se com este fim, e assim foram desenvolvidos os meios gráficos, como papiros e livros – menos perenes e passíveis de modificações que a palavra falada.
A comunicação nos permite compreender os processos sociais
A compreensão dos diversos aspectos do espaço e das formas de organização social se dão a partir da comunicação. Tendo isso em mente, a importância de estabelecer uma boa comunicação com a comunidade local em obras e grandes empreendimentos é essencial para entender suas necessidades e gerar seu engajamento em projetos socioambientais.
A comunicação evoluiu junto com a sociedade
A evolução da comunicação e da sociedade se confundem, e diversas transformações ocorreram durante a história. A Revolução Industrial teve grande influência nesse processo, trazendo desenvolvimento à sociedade mas, também, criando demandas ambientais urgentes. Aí viu-se a necessidade da implementação de projetos socioambientais e da promoção do desenvolvimento sustentável.
A população tornou-se cada vez mais consciente
Com o passar do tempo, a política se redemocratizou. Através desse movimento, a população tornou-se cada vez mais consciente dos seus direitos e deveres, preocupando-se com os impactos ambientais e criando soluções. Manter contato constante com as comunidades afetadas pelos grandes empreendimentos foi uma delas e, através da comunicação social, isso pôde ser possível. Aí entram os projetos socioambientais, responsáveis por mediar a relação entre as empresas, a comunidade e o meio-ambiente.
A comunicação nos projetos socioambientais
A comunicação aplicada aos projetos socioambientais deve ir além da disseminação de informações, mas também estabelecer contato entre todos os envolvidos, facilitando a participação da comunidade e construindo um relacionamento sólido. Bem aplicada, a comunicação social contribui para a aproximação entre a população e as grandes obras, promovendo o diálogo como forma de resolução de problemas, e possibilita a criação da consciência ambiental.
Interessante, não? Aí entra o papel do profissional de comunicação, que consiste em fazer essa ponte entre empresa e comunidade. Uma das tarefas do comunicador é o auxílio à comunidade na conscientização ambiental e engajamento, necessários para o desenvolvimento dos projetos socioambientais.
E como desenvolver um projeto socioambiental?
As empresas que desejam desenvolver esse tipo de projeto devem seguir alguns passos cruciais para que ele seja bem sucedido:
1- Observar os processos da empresa
Antes de elaborar e implementar um projeto, é necessário observar os outros processos da empresa e mensurar se ela já tem maturidade suficiente para essa implementação. Um projeto socioambiental vai muito além da sua elaboração, ele deve sempre ser acompanhado e adaptado às necessidades da comunidade
2 – Definir os objetivos
Os objetivos de um projeto socioambiental devem ser estipulados após um diagnóstico participativo feito na comunidade, o qual tornará possível entender as suas reais necessidades e, com base nelas, desenvolvê-lo.
3 – Identificar os princípios do projeto
É importante definir os princípios norteadores do projeto, para que sejam visualizados e seguidos por todas as partes envolvidas Esse processo é fundamental para que não haja dúvidas ou ruídos na comunicação.
4 – Viabilizar o acesso da comunidade à região do seu empreendimento
Esse passo ajudará a otimizar a produção e a comercialização, e ajudará a tornar os objetivos da comunidade mais alinhados aos da organização.
5 – Planejar o projeto
Neste passo, preços, prazos e funções serão designados. Cada etapa deve ser planejada com cuidado, e as decisões devem ser tomadas coletivamente, sempre levando a comunidade em consideração.
6 – Submeter
Submeter a proposta é o último passo antes da concretização do seu projeto socioambiental. Para que não haja erros, é importante revisar todos os seus tópicos e anexos.
O Lactec e os projetos socioambientais
O Lactec possui uma equipe especializada em comunicação social aplicada a projetos socioambientais como, por exemplo, o Diagnóstico Socioambiental da Bacia do Rio Doce. Fazemos diversos tipos de análise ambiental, entre eles as de qualidade do ar e da água, e estamos sempre conectados às necessidades dos mais diferentes projetos. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!