O desempenho empresarial do Lactec, em 2020, tanto em termos econômico-financeiros como de entregas de produtos e serviços ao mercado, superou as expectativas, mesmo em um período crítico para a economia e, em particular, para a pesquisa tecnológica no Brasil. A empresa manteve patamar de receita similar ao de 2019 – R$ 113,7 milhões, como resultado das soluções, projetos, ensaios e serviços especializados desenvolvidos ao longo do ano. O Resultado Operacional Líquido (ROL) foi 30% maior em comparação ao exercício anterior, como reflexo das medidas de diversificação do portfólio e racionalização das despesas para garantir o equilíbrio nas contas.
Esses resultados, que vêm reafirmar o posicionamento do Lactec como um dos principais players de tecnologia e inovação no país, estão compilados no Relatório Anual 2020, apresentado agora ao mercado em um hotsite interativo. Ao navegar pela plataforma, é possível ter um balanço resumido das principais iniciativas e projetos realizados no último ano, que indicam os caminhos que a empresa tem trilhado para se consolidar como referência em desenvolvimento tecnológico para os setores de energia, infraestrutura e para a indústria.
Para o presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, a pandemia da Covid-19 evidenciou a necessidade de as empresas vislumbrarem a tecnologia e a inovação como fatores decisivos para reduzir custos, melhorar o desempenho operacional, aumentar a produtividade e ser sustentável. “Nosso esforço, como parceiros tecnológicos do setor produtivo, tem sido nesse sentido: de estimular a inovação e antecipar as soluções para que as empresas conquistem esse diferencial competitivo”, pontuou.
O diretor comercial do Lactec, Carlos Eduardo Ribas, atribuiu o excelente desempenho da empresa, mesmo em um ano desafiador para a economia global, ao reposicionamento estratégico, que vem sendo construído ao longo dos últimos anos. “Esse novo olhar para o mercado tem nos permitido enxergar novas oportunidades de negócio e expandir nossas operações como provedores de soluções tecnológicas para além do setor elétrico”, revelou o executivo, referindo-se a segmentos como o de saneamento, por exemplo, para o qual o Lactec estruturou um produto específico, considerando o atendimento pleno das necessidades e desafios técnicos das empresas do setor – os contratos full service.
Desempenho
Entre as realizações do Lactec, em 2020, destacam-se a conclusão de 22 projetos de P&D para os setores elétrico e de petróleo e gás, incentivados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP), além de P&Ds em eletrônica embarcada e desenvolvimento de softwares, com contrapartidas da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e, ainda, com incentivos da Lei de Informática.
Aproveitando todo o know-how do corpo técnico multidisciplinar, a empresa também atuou fortemente no atendimento a demandas complexas de indústrias e em obras de infraestrutura, que exigiram soluções especializadas, envolvendo diversas áreas da engenharia. “Esse é um dos grandes diferenciais do Lactec: poder pensar, em conjunto com as empresas do setor produtivo, em soluções integradas, utilizando nossos especialistas, parceiros e as tecnologias emergentes para criar diferenciais em suas operações e produtos. Em 2020, fomos desafiados pela pandemia, mas conseguimos manter o mesmo nível de excelência em nossas entregas a todos os nossos parceiros da indústria”, acrescentou o diretor de Operações Tecnológicas do Lactec, Lauro Elias Neto.
A entrega dos relatórios do diagnóstico socioambiental dos danos decorrentes do rompimento da barragem de rejeitos de minério de Fundão, pertencente à Samarco, em Mariana (MG), foi um dos grandes feitos do Lactec em 2020. O trabalho, que vem sendo desenvolvido desde 2017 para apoio técnico à força tarefa formada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público de Minas Gerais e Espírito Santo, tornou-se uma referência em diagnósticos ambientais pela sua complexidade, que não encontra precedentes em nenhum outro país. Caberá ainda ao Lactec concluir o trabalho com a entrega do relatório de valoração dos referidos danos.
A formação de novas parcerias internacionais para somar competências e ampliar as possibilidades de pesquisas e formação profissional também marcou o ano de 2020. Exemplo disso foi o acordo de cooperação com a Texas Tech University (TTU), uma das maiores instituições de ensino e pesquisa dos Estados Unidos.
O Lactec também intensificou, em 2020, a aproximação com startups para a estruturação de modelos de negócios inovadores, que favoreçam a alavancagem dessas pequenas e médias empresas e viabilizem a oferta de novas tecnologias para o mercado e à sociedade.
Na área de gestão de pessoas, um dos grandes desafios para o Lactec – assim como para muitas empresas que não tinham a cultura do home office – foi de adaptar suas operações ao trabalho remoto. “O momento exigiu agilidade nas decisões para colocar a segurança e saúde dos colaboradores em primeiro lugar e nos desafiou a encontrar maneiras de nos relacionarmos à distância para manter a motivação, produtividade e integração do time”, comentou a diretora Administrativa-Financeira, Katia Fiebich Peroni.
Para mais informações sobre os resultados do Lactec, acesse o Relatório Anual 2020: lactec.com.br/relatorio/