Segurança cibernética no setor elétrico ganha mais atenção das concessionárias
Tema foi debatido esta semana, com participação de especialistas do Lactec e TI Safe
01 de julho de 2022
Há exatos 12 meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) publicava uma nova Rotina Operacional (RO-CB.BR.01) para estabelecer controles mínimos de segurança cibernética para o Ambiente Regulado Cibernético. O Manual de Procedimentos da Operação passou a vigorar em 9 de julho de 2021 e, desde então, as empresas de energia têm sido obrigadas a cumprir requisitos mais rigorosos em relação às redes de automação.
Foi a partir desse contexto que o especialista em segurança cibernética do Lactec, Rodrigo Jardim Riella, junto do especialista da TI Safe, Claudio Hermeling, conduziu uma palestra, durante a 4ª Conferência Latino-Americana de Segurança em SCADA – CLASS 2022, realizada esta semana, na sede da Fiep, em Curitiba, em que foi destacada a importância de um laboratório de segurança cibernética industrial para infraestruturas críticas.
Riella explicou que alguns dos requisitos de segurança estabelecidos pelo ONS, que dizem respeito especificamente aos sistemas industriais ou à Tecnologia da Operação (TO), passarão a ser obrigatórios em janeiro e outubro de 2023. “Essa é a parte mais crítica, pois se um hacker invadir essa rede de automação, ele pode operar o sistema elétrico e gerar blackout, por exemplo”, advertiu o especialista.
Para cumprir essas exigências, as empresas demandarão laboratórios especializados para testes nos equipamentos e treinamentos de pessoal em segurança cibernética. O Lactec e a TI Safe têm um projeto em parceria para estruturação de um laboratório de segurança cibernética para dar suporte às empresas do setor elétrico no cumprimento aos requisitos operacionais do ONS, que abrangem aspectos como a arquitetura tecnológica do ambiente, gestão de vulnerabilidades, gestão de acessos e o monitoramento e resposta a incidentes.
Os dados de Sensoriamento Remoto (SR) são úteis para estudos e levantamentos de recursos naturais, agricultura, planejamento urbano, entre outros. A LACTEC oferece uma variedade de imagens de sensoriamento remoto, são elas: imagens orbitais, imagens ou mapeamento a partir de drones ou vants. Deseja saber mais? Entre em contato.
O Lactec desenvolve realidade virtual e aumentada com o objetivo de tornar a experiência de compra, em treinamentos e em sala de aulas mais interessantes. Na realidade virtual criação de modelagem de equipamentos e inserção em ambiente de simulação e passeios virtuais (tour 360º). Na realidade aumentada, a criação de catálogos interativos e suporte para ações de marketing e design de produtos. Na Modelagem Tridimensional usa-se o perfilamento a laser que permite a reconstrução matemática de objetos, equipamentos, edificações e plantas industriais. Ainda é possível criar uma simulação de rompimento de barragens. Deseja saber mais? Entre em contato.
Nesta área oferecemos levantamento Topográficos e Geodésicos para fins de obras de engenharia, regularização fundiária, apoio terrestre e outras aplicações. Levantamento Batimétrico que mapeia de forma precisa fundos de massas d'água para suporte a empreendimentos hidrelétricos, hidrovias e outros, instalações subaquáticas e recuperação de assoreamento. Perfilamento a Laser Terrestre o método mais empregado para para servir a estudos de modelagem tridimensional de edificações e reconstrução de projetos. Deseja saber mais? Entre em contato.
O Lactec desenvolve sistemas de informação geográfica que podem integrar com outros sistemas de gestão. Além disso, oferecemos soluções baseadas em inteligência geográfica associada a sistemas inteligência espacial, big data, técnicas de machine learning, AI, gerando ferramentas de gestão integrada.