A expansão das smarts grids no setor elétrico brasileiro, que visam melhorar a qualidade dos serviços e reduzir custos operacionais, tem alavancado investimentos em redes de comunicação mais robustas. O tema integra linhas de pesquisa desenvolvidas pelo Lactec e foi discutido em evento sobre perdas não técnicas de energia, promovido, na última semana, pela Landis+Gyr, fabricante de equipamentos de medição inteligente.
Em sua apresentação sobre conectividade no setor elétrico, o pesquisador da área de Eletrônica do Lactec, Lourival Lippmann Júnior, lembrou que a maioria das concessionárias já dispõe de redes de comunicação para seus sistemas de geração e transmissão de energia. No entanto, ainda há espaço para inserir inteligência na distribuição e dispor de informações úteis, inclusive, para a gestão do consumo de energia pelo lado da demanda. “Isso envolve colocar conectividade desde o ponto de entrega de energia ao consumidor até o centro de operação”, apontou o especialista.
De acordo com Lippmann, outra tendência que tem intensificado a demanda por conectividade são as cidades inteligentes. Em um dos projetos de P&D desenvolvidos pelo Lactec, está sendo estudada a viabilidade de aproveitar toda essa infraestrutura de conectividade das smart grids para criar funcionalidades para smart cities.
O piloto do projeto contratado pela Copel está sendo implantado em Ipiranga, no interior do Paraná, município integralmente atendido por medição inteligente. “Nós desenvolvemos dispositivos de internet das coisas para estações meteorológicas portáteis, supervisão de iluminação pública, telemedição do consumo de água e segurança pública e privada”, disse Lippmann, referindo-se ao projeto de compartilhamento de infraestrutura de comunicação.
Lippmann falou, ainda, sobre as principais arquiteturas de redes usadas em smart grids e os protocolos de comunicação, lembrando que o Lactec desenvolveu para a Neoenergia o projeto Multilink, uma solução nacional para comunicação em rede mesh no padrão Wi-SUN FAN, que possibilita a interoperabilidade de dispositivos de medição inteligente de diferentes fabricantes, um dos principais desafios futuros para a tecnologia de comunicação wireless.
Saiba mais sobre a atuação do Lactec no segmento de conectividade, clicando aqui.