Em visita à sede do Lactec, em Curitiba, nessa terça-feira (17/11), o presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Rogério Foina (ao centro na foto), reafirmou a importância do papel da tecnologia e da ciência aplicada para aumentar a competitividade do setor produtivo e impulsionar o desenvolvimento econômico do país. Uma das metas de sua gestão é, justamente, promover a valorização do trabalho das ICTs, mostrando à sociedade o quão presente os resultados da pesquisa estão no dia a dia das pessoas.
A visita ao Lactec – a primeira de Foina desde que assumiu a presidência da associação, há um ano – fez parte da programação da Missão Abipti pelo Brasil, que busca a aproximação com as instituições de pesquisa para mapear e definir ações de atendimento às principais demandas. “O Lactec é um parceiro fundador muito relevante para o nosso trabalho e tem nos apoiado muito. Temos trabalhado em conjunto na defesa dos interesses das ICTs e da pesquisa tecnológica para sensibilizar governo, deputados e senadores de que nosso papel é, de fato, importante e traz retorno para o país”, declarou.
Foina foi recepcionado pelo presidente do Lactec, Luiz Fernando Vianna, que por dois mandatos esteve à frente da vice-presidência da Região Sul da Abipti – cargo hoje ocupado pelo presidente do Tecpar, Jorge Callado Afonso. Vianna também presidiu a entidade, entre 2018 e 2019, e, por isso, entende bem a importância das ICTs contarem com uma representatividade forte em Brasília. “A atuação próxima às instituições de ciência e tecnologia para identificar seus potenciais e o trabalho colaborativo para a construção de políticas de incentivo à pesquisa e desenvolvimento são essenciais para fortalecer o ecossistema nacional de inovação”, destacou Vianna.
Os diretores do Lactec, Carlos Eduardo Ribas (Comercial), Lauro Elias Neto (Operações Tecnológicas) e Katia Fiebich Peroni (Administrativa Financeira), também acompanharam a recepção ao presidente da Abipti. Paulo Foina, que também é empresário da área de tecnologia da informação, pôde conhecer a estrutura do Laboratório de Eletrônica do Lactec, onde são realizados ensaios e desenvolvidos os protótipos de projetos de P&D na área.

